Mercado: Swansea avança para bater cláusula de rescisão de Vítor Matos
Vítor Matos pode estar de saída do Marítimo. Ao que A BOLA apurou, o Swansea prepara-se para bater a cláusula de um milhão de euros e levar o treinador dos madeirenses. O negócio ainda não está fechado, mas a possibilidade, além de real, é muito forte.
Claro que, para que tenha efeito, o acionar da cláusula terá de ter sempre o aval do técnico, que encara um regresso a Inglaterra, ainda que para um segundo escalão, como boa oportunidade de carreira, que poderá não voltar a surgir tão cedo. O 18.º lugar na tabela, a 17 pontos do líder Coventry, é visto também, sabe A BOLA, sem grandes preocupações do lado de Vítor Matos, que terá eventualmente aí, se correr bem, uma aberta para criar impacto imediato.
Na primeira experiência como treinador principal ao nível sénior, Vítor Matos levou o Marítimo a seis vitórias nos primeiros 12 jogos da temporada, registando, ainda, quatro derrotas e dois empates. Os verde-rubros estão, atualmente, com 20 pontos na terceira posição da Liga 3, em zona de promoção direta, já que o líder Sporting B não pode subir de divisão. Na Taça de Portugal, a prestação maritimista foi menos positiva, tendo caído aos pés do Belenenses, na segunda eliminatória.
Vítor Matos conta com passagens pelos escalões de formação e equipa B do FC Porto, tendo atuado como treinador principal, adjunto e observador. Além disso, foi adjunto de Jurgen Klopp no Liverpool, durante cinco temporadas, de 2019 a 2024. Na época passada, assumiu o papel de adjunto de Pep Lijnders no Salzburgo, tendo ingressado no Marítimo em junho deste ano.
Agora, o técnico português é um dos candidatos a suceder a Alan Sheehan, que foi despedido na semana passada, no comando do Swansea, 18.º classificado do Championship.