Max Verstappen terminou no 10.º lugar do GP de Espanha
Max Verstappen (Imago) - Foto: IMAGO

Verstappen não esconde desilusão: «Não vou ganhar mais este ano»

Neerlandês descartou-se da luta pelo título mundial a meio de um Grande Prémio da Hungria que não está a ser fácil para a Red Bull

O fim de semana do Grande Prémio da Hungria confirmou o momento delicado que vive Max Verstappen e a Red Bull em 2025. O neerlandês não conseguiu ir além do sétimo lugar em nenhuma das sessões de treinos livres ou nas três rondas de qualificação em Hungaroring - que terminou na oitava posição - e não escondeu a desilusão, descartando-se da luta pelo título mundial.

«Experimentámos muitas coisas, mas por agora nada está a funcionar. Claro que tenho ideias, mas nem sempre posso expressá-las. Só temos que esperar para ver o que acontece e começar a analisar tudo. No fim de contas, também não dói assim tanto agora, porque de qualquer forma já não compito por nada», declarou, afastando-se definitivamente da lista de candidatos ao título de 2025.

O piloto, tetracampeão do mundo, reconhece que nem o seu talento consegue compensar as falhas do RB21 no traçado húngaro: «Claro que tento sempre dar o meu melhor para conseguir alguns momentos de destaque, como em Spa, por exemplo, com essa vitória no Sprint,» recordou, referindo-se ao seu último triunfo há uma semana. «Este fim de semana, infelizmente, nada está a funcionar. No ano passado acho que fomos terceiros aqui por quatro milésimos, por isso nem foi um grande problema na altura. Por isso, não culpo a pista… simplesmente há algo fundamental que este fim de semana que não está a funcionar.»

Questionado sobre se acredita que poderá vencer mais alguma corrida até ao final da temporada, Verstappen foi taxativo: «Não. Tal como as coisas estão agora, não… É o que é, é óbvio.»

«De qualquer forma, não posso mudar nada, posso ficar zangado, mas isso também não vai tornar o carro mais rápido», considerou.

Sobre a pole position inesperada de Charles Leclerc, o neerlandês mostrou-se surpreendido com o salto de desempenho da Ferrari: «Sim, claro que ele esteve bastante bem durante todo o fim de semana, mas esses McLaren não são imbatíveis. Estive um segundo atrás quase todo o fim de semana e na Q3, de repente, estão apenas três décimos mais rápidos. É muito estranho, mas também não me preocupa. Toda a gente está a fazer bem o seu trabalho e eu tenho os meus próprios problemas e isso já é suficiente.»

Por fim, Verstappen evitou comparações diretas entre carros ou equipas, especialmente com os McLaren, líderes destacados do campeonato: «Não podes julgar facilmente se não o conduziste tu próprio. Vamos deixar assim, porque senão vamos ter outra vez histórias e isso não me apetece muito, para ser sincero.»

Sugestão de vídeo