Maria Corina Machado vence Prémio Nobel da Paz
A venezuelana Maria Corina Machado é a vencedora do Prémio Nobel da Paz 2025, segundo anunciado pelo Comité Nobel Norueguês, em Oslo.
BREAKING NEWS
— The Nobel Prize (@NobelPrize) October 10, 2025
The Norwegian Nobel Committee has decided to award the 2025 #NobelPeacePrize to Maria Corina Machado for her tireless work promoting democratic rights for the people of Venezuela and for her struggle to achieve a just and peaceful transition from dictatorship to… pic.twitter.com/Zgth8KNJk9
O comité - uma equipa independente composta por cinco pessoas – justificou a atribuição à professora e política, considerada líder da oposição no país, «pelo incansável trabalho na promoção dos direitos democráticos do povo da Venezuela e pela luta para alcançar uma transição justa e pacífica da ditadura para a democracia».
«O Prémio Nobel da Paz de 2025 vai para uma defensora corajosa e determinada da paz – para uma mulher que mantém viva a chama da democracia em meio a uma escuridão crescente. A laureada da paz, Maria Corina Machado, demonstrou que as ferramentas da democracia são também ferramentas de paz. Ela personifica a esperança de um futuro diferente, onde os direitos fundamentais dos cidadãos são protegidos e as suas vozes ouvidas», justificou Jorgen Watne Frydnes, presidente do Comité Nobel Norueguês, que sublinhou que Maria Corina vive há algum tempo na clandestinidade.
«No último ano, a laureada com o Prémio Nobel da Paz, Maria Corina Machado, foi forçada a viver na clandestinidade. Apesar de enfrentar sérias ameaças à sua vida, permaneceu no país — uma escolha que inspirou milhões de pessoas. Quando os autoritários tomam o poder, é crucial reconhecer os defensores corajosos da liberdade que se erguem e resistem. A democracia depende de pessoas que se recusam a ficar em silêncio, que ousam avançar apesar dos graves riscos, e que nos lembram de que a liberdade nunca deve ser dada como garantida, mas sim constantemente defendida — com palavras, com coragem e com determinação», sublinhou.
«O regime autoritário da Venezuela torna o trabalho político extremamente difícil. Como fundadora da Súmate, uma organização dedicada ao desenvolvimento democrático, Maria Corina Machado defendeu eleições livres e justas há mais de 20 anos. Como ela própria afirmou: 'Foi uma escolha pelas urnas em vez das balas.' No exercício de cargos políticos e no seu serviço a organizações desde então, Maria Corina tem-se pronunciado a favor da independência judicial, dos direitos humanos e da representação popular. Passou anos a trabalhar pela liberdade do povo venezuelano», acrescentou.
O presidente disse ainda que Machado cumpre todos os critérios deixados no testamento de Alfred Nobel, já que «deve ser concedido «à pessoa que tiver realizado o maior ou o melhor trabalho em prol da fraternidade entre as nações, da abolição ou redução dos exércitos permanentes e da promoção e difusão da paz.»
Frydnes afirmou que não tem a certeza se a laureada poderá comparecer à cerimónia de entrega do Prémio da Paz na Noruega, em dezembro. «É uma questão de segurança. Ainda é cedo para dizer. Esperamos sempre poder contar com a presença do laureado em Oslo, mas esta é uma situação de segurança grave que precisa de ser analisada», comentou.
Momento em que a laureada foi avisada:
“Oh my god… I have no words.”
— The Nobel Prize (@NobelPrize) October 10, 2025
Listen to the emotional moment this year’s laureate Maria Corina Machado finds out she has been awarded the Nobel Peace Prize.
Kristian Berg Harpviken, Director of the Norwegian Nobel Institute, shared the news with her directly before it was… pic.twitter.com/OCUpNz752k
O Instituto Nobel da Noruega registou um total de 338 candidatos ao Prémio da Paz de 2025, dos quais 244 são indivíduos e 94 são organizações. Em comparação, o Instituto Nobel recebeu no ano passado nomeações válidas para 286 candidatos, distribuídos por 197 indivíduos e 89 organizações. O número mais elevado de sempre foi registado em 2016, com 376 candidatos.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tinha apresentado a própria candidatura nas últimas semanas.
(atualizado às 10h40)
Siga o perfil de A BOLA no Google: https://profile.google.com/cp/CgkvbS8wNWNjOHQ?pf=0