«Vamos dar o máximo para representar bem o nosso País»
A Seleção Nacional sub-21 realizou esta sexta-feira o primeiro treino em Tbilisi, capital da Geórgia, onde vai realizar os três jogos do Grupo A do Campeonato da Europa.
Fábio Vieira, médio ofensivo do Arsenal, continua remetido ao ginásio e deverá falhar a estreia na fase final, com a Geórgia, a 21 de junho.
O guarda-redes Samuel Soares, que soma cinco internacionalizações neste escalão, assegurou que o espírito reinante é o mais salutar possível, como de resto é habitual em todas as gerações que passaram pelas mãos de Rui Jorge ao longo dos quase 13 anos em que está no cargo de treinador nacional.
«Está muito bom! Estou neste espaço dos sub-21 há um ano e, desde que cheguei, senti um grupo muito junto e todos disponíveis uns para os outros. Vamos dar o máximo para representar bem o nosso País», afirmou o keeper do Benfica em declarações ao Canal 11.
O discurso está bem ensaiado e apesar de sublinhar a qualidade individual e coletiva da Seleção Samuel Soares recusa qualquer favoritismo.
«Sentimo-nos candidatos à conquista do Europeu, sim. Não somos favoritos, mas somos candidatos. Uma Seleção como Portugal tem de ser sempre candidata. O facto de não termos perdido na qualificação dá-nos confiança, mas não nos vamos focar no que está para trás. Foi bom, mas se estivermos agarrados a isso não vai correr bem», avisou o guardião de 21 anos, olhando para a concorrência de Celton Biai, que parte em vantagem, e de Francisco Meixedo de uma forma muito positiva: «Há uma relação muito boa entre nós. Seja qual for a escolha do treinador sabemos que os outros estarão lá para nós e com a preocupação de que estejamos no nosso melhor possível para ajudar a equipa. Quem é o melhor guarda-redes? Somos os três em conjunto!»
Portugal, recorde-se, integra o Grupo A e realiza o primeiro jogo a 21 de junho com a Geórgia. Seguem-se os Países Baixos, dia 24 de junho, e a Bélgica, no dia 27 de junho. Todos os jogos terão início às 17 horas.
Recorde os 23 convocados de Rui Jorge:
Guarda-redes: Celton Biai (Vitória de Guimarães), Francisco Meixedo (FC Porto) e Samuel Soares (Benfica);
Defesas: Alexandre Penetra (Famalicão), André Amaro (Vitória de Guimarães), Leonardo Lelo (Casa Pia), Nuno Tavares (Marselha), Bernardo Vital (Estoril) e Tomás Araújo (Gil Vicente);
Médios: Afonso Sousa (Lech Poznan), André Almeida (Valência), Fábio Vieira (Arsenal), João Neves (Benfica), Zé Carlos (Vitória de Guimarães), Paulo Bernardo (Paços de Ferreira), Samuel Costa (Almería), Tiago Dantas (PAOK) e Vasco Sousa (FC Porto);
Avançados: Fábio Silva (PSV), Francisco Conceição (Ajax), Henrique Araújo (Watford), Pedro Neto (Wolverhampton) e Vitinha (Marselha);