Miguel Maga, lateral-direito do V. Guimarães
Miguel Maga, lateral-direito do V. Guimarães

V. Guimarães: estatuto de Maga posto à prova na Taça de Portugal

Lateral-direito é o único jogador do plantel que foi titular em todos os encontros da época. Ausência de Tony Strata, ao serviço dos sub-21 da Roménia, pode valer manutenção do lugar no onze contra o Mortágua

Dono e senhor do corredor direito da defesa do Vitória de Guimarães, Miguel Maga é o único jogador do plantel às ordens de Luís Pinto que foi titular em todos os encontros já disputados pelos vimaranenses na presente temporada.

O lateral de 23 anos, saído da formação vitoriana, alinhou de início em 12 encontros — Nélson Oliveira é o outro elemento que participou em todos, mas entrou no onze em oito — e, este fim de semana, verá esse estatuto ser colocado à prova, quando os minhotos receberem o Mortágua na 4.ª eliminatória da Taça de Portugal.

O concorrente direto de Maga é Tony Strata. Na ronda anterior da prova-rainha, o romeno entrou ao intervalo para o lugar do habitual titular e deu boa réplica. Contudo, no regresso às lides de campeonato, o português recuperou o lugar na equipa inicial.

E a verdade é que Maga tem um ponto a seu favor no que toca à corrida ao onze para a Taça. Na última semana e meia, Strata andou longe dos trabalhos comandados por Luís Pinto, uma vez que esteve ao serviço dos sub-21 da Roménia. Ganhou rodagem — 90 minutos contra a Finlândia e outros 90' esta terça-feira, na derrota com Espanha (0-2) —, sim, mas o técnico dos vimaranenses poderá dar primazia ao lateral-direito que passou estes dias a treinar na Academia do Vitória e soma 940' em 2025/26: é o segundo jogador mais utilizado do plantel, apenas atrás de Rodrigo Abascal.

Maga agarrou o lugar sensivelmente a meio da temporada transata, após a saída de Alberto Costa (agora no FC Porto) para a Juventus, e não mais o largou.

Tem a palavra Luís Pinto, que ainda tem algum tempo para decidir qual a melhor opção. Em todo o caso, será seguro afirmar que Strata terá, pelo menos, direito a alguns minutos de Rei ao peito no embate com o Mortágua, que milita na Série C do Campeonato de Portugal.

João Mendes, Abascal e vice-presidente em visita especial

João Mendes, Rodrigo Abascal e Nuno Leite, vice-presidente do V. Guimarães, visitaram esta terça-feira a unidade de Neonatologia do Hospital da Senhora da Oliveira, na Cidade-Berço, com a qual o clube vimaranense tem uma parceria de apoio institucional há vários anos.

Recebidos por Clara Paz Dias, diretora clínica e do serviço de Neonatologia, e pelas enfermeiras Paula Amorim Miranda e Lurdes Sena, entre outros profissionais de saúde, o dirigente e os dois atletas da equipa principal visitaram as instalações, privaram com pais de bebés prematuros, transmitindo palavras de conforto, e desdobraram-se em autógrafos e selfies, tornando o dia mais leve e feliz para os utentes.

João Mendes e Rodrigo Abascal visitaram a unidade de Neonatologia do Hospital da Senhora da Oliveira - Foto: VITÓRIA SC

Neno era o padrinho desta parceria e, em jeito de homenagem, Nuno Leite ofereceu uma camisola com o nome da malograda lenda vitoriana, de cor roxa, que assinala o mês da prematuridade.

«Esta é uma causa importante. Na medida do possível, tentámos acarinhar estes pais que estão aqui a sofrer. É um conforto essencial. Têm de acreditar que tudo vai ficar bem, como normalmente acontece. Sabemos que a saúde em Portugal está a passar por alguns problemas, mas o feedback que tivemos dos pais das crianças internadas neste hospital foi muito positivo. Estes bebés estão a ser muito bem acompanhados e tratados, crescendo assim dentro dos índices desejáveis», afirmou João Mendes, citado pelos meios vitorianos.