Uma separação que corre mal para os dois lados
O Liverpool de Arne Slot leva quatro derrotas consecutivos.
Depois de uma época de enorme sucesso em que se sagraram campeões da Premier League, os reds gastaram quase 500 milhões de euros em contratações no último mercado de verão.
Contudo, por vários motivos, a maioria dos reforços tarde em afirmar-se e a equipa vive a pior fase desde que o antigo treinador do Feyenoord assumuiu as rédas do clube.
Para além das mudanças no plantel entre uma época e a outra, também a equipa técnica teve uma alteração significativa. John Heitinga saiu de Anfield para regressar ao Ajax como treinador principal.
Contudo, neste momento, as críticas ao antigo internacional neerlandês são muitas devido às exibições e resultados do clube de Amestardão.
Para além do quarto lugar no campeonato neerlandês, o Ajax não tem qualquer ponto ou golo marcado na UEFA Champions League.
«No Ajax, simplesmente joga-se mal»
Por isso, Gertjan Verbeek, antigo treinador de vários clubes nos Países Baixos, acredita que Heitinga era melhor adjunto do que como treinador principal: «Também já me aconteceu que adjuntos fossem mais bem-sucedidos como braço direito do que como treinadores principais».
Apesar de ter havido uma separação que conduziu a maus resultados em ambos os lados, Verbeek acredita que são situações diferentes.
«Lá (no Ajax), simplesmente joga-se mal, são até dominados em superioridade numéricas. Os resultados positivos mascararam o mau futebol por bastante tempo, mas agora estão a pagar o dobro. No Liverpool, joga-se bem, criam-se imensas oportunidades, o que não acontece de todo no Ajax», argumenta antes de elogiar o trabalho de Heitinga... como adjunto.
«Não o conheço e só posso basear-me nas histórias que ouço. E o que se diz é que nos três clubes onde esteve, estavam muito satisfeitos com ele como adjunto. No entanto, neste momento, como treinador principal, tanto no seu período interino como agora no Ajax, ele não causou uma grande impressão», concluiu Verbeek.
Ambos as equipas jogam esta quarta-feira para a Liga dos Campeões e pretendem dar a volta às respetivas situações.