17.ª edição arrancou com o desfile das seleções distritais junto à Praia do Pescador, em Albufeira Fotografia FPB

«Uma experiência inesquecível»

Albufeira volta a ser o palco da 17.ª edição da Festa do Basquetebol juvenil que coloca em acção mais de mil jogadores das seleções das associações distritais de basquetebol de todo o país nos escalões de sub-14 e sub-16 masculino e feminino, à procura dos sucessores dos campeões em título de Lisboa e Porto.

 «A verdade é que esta festa é para elas e para eles que são o futuro do basquetebol, por isso, às jogadoras e aos jogadores digo-vos: irão viver cinco dias de uma experiência inesquecível», prometeu o presidente da federação de basquetebol Manuel Fernandes na cerimónia de abertura da 17.ª Festa do Basquetebol juvenil que arrancou em Albufeira, Cidade Europeia do Desporto, e se prolongará até domingo.

Fotografia FPB

Evento que se tornou numa tradição no sul do país e envolverá as seleções (72) masculinas e femininas de sub-14 e sub-16 das associações regionais — equipas de 15 jogadores —, englobando mais de mil basquetebolistas em formação num total de 1600 participantes contando com treinadores e restante staff e árbitros, à procura dos sucessores dos vencedores da Divisão A em 2024, na qual a Associação de Lisboa ganhou nos sub-14 femininos e sub-16 masculinos e a do Porto nos sub-16 femininos e sub-14 masculinos.

«Mantenham a tradição da festa, uma atmosfera sã, de partilha, entusiasmo e companheirismo. Façam amigos, façam amigas, joguem com entusiasmo e paixão. Lutem pela vitória, demonstrem aquilo que é o mais importante do jogo coletivo: espírito de equipa. Deem uma lição de cidadania, de respeito pelas regras, pelos adversários, árbitros e os outros. E divirtam-se!», concluiu, entusiasmado, Manuel Fernandes no abrir da festa que, no campo, arranca esta quinta-feira com sucessivos jogos, 64 só neste primeiro dia, desde as 9 horas até para lá das 21h, espalhados por sete pavilhões de Albufeira.  

Fotografia FPB
HISTORIAL
Ao longo do evento que começou em 2007 e que teve a interrupção devido à pandemia, as seleções do Porto Lisboa e Aveiro dominam, sobretudo a primeira, o ranking das conquistas dos títulos. Apenas Setúbal (2007, 2010, 2011), em quatro ocasiões mas a última já em 2014, Algarve (2018) e Madeira (2019) conseguiram que uma das três principais associações conquistadoras não ganhassem num escalão. Em 2023, o Porto conseguiu levar o título em todos os quatro torneios. MASCULINOS Sub-14: Porto, 6; Aveiro, 3; Lisboa 3. Sub-16: Porto, 7; Lisboa, 4; Aveiro, 2. FEMININOS Sub-14: Porto, 8; Aveiro, 4; Lisboa, 3. Sub-16: Lisboa, 7; Porto, 4; Aveiro, 3.