. - Crystal Palace v Fredrikstad FK, UEFA Europa Conference League Play Off, 1st Leg - Foto: IMAGO

UEFA castiga equipa da Premier League por exibição de faixa

Caso remonta ao primeiro jogo dos londrinos nas competições europeias

A UEFA multou o Crystal Palace depois dos seus adeptos terem exibido uma faixa controversa num jogo do play-off da Liga Conferência, em agosto, contra o Fredrikstad.

Uma faixa exibida em Selhurst Park continha a inscrição «UEFA MAFIA» sobre o logótipo da federação europeia, acompanhada de um símbolo de euro. Os adeptos protestavam assim contra a decisão da UEFA de relegar o clube para a Liga Conferência, em vez da Liga Europa, invocando as regras de multipropriedade.

A faixa não apareceu apenas neste jogo, mas também anteriormente em Wembley, no Community Shield contra o Liverpool, e na jornada inaugural da Premier League, na visita ao Chelsea.

Protesto do Crystal Palace contra a UEFA
Protesto do Crystal Palace contra a UEFA

A UEFA respondeu agora, multando o Crystal Palace em 10 mil euros (cerca de 8.693 libras), alegando a violação da boa reputação da organização e a transmissão de uma mensagem inadequada para um evento desportivo.

O Palace tinha-se qualificado originalmente para a Liga Europa ao vencer a FA Cup. No entanto, a UEFA determinou que o clube pertencia ao mesmo grupo de proprietários do Lyon, de França, que também havia garantido um lugar. Por este motivo, os londrinos foram excluídos da Liga Europa, sendo substituídos pelo Nottingham Forest , o que gerou uma enorme indignação entre os adeptos.