Análise de Tiago Moutinho aos outros resultados da noite de Champions League.

Tudo corre mal: penálti aos 90+8 trama Sérgio Conceição

'Rossoneri' foram derrotados, em casa, pela Lazio (1-2). Depois de começarem a perder, milanenses chegaram ao empate em inferioridade numérica, mas Pedro sentenciou a partida nos instantes finais

Tudo corre mal a este Milan. A jogar em casa, os rossoneri foram derrotados pela Lazio, por 1-2, com uma grande penalidade, aos 90+8', a decidir a partida. Sérgio Conceição ouviu assobios e fica (ainda mais) pressionado.

Foi um Milan em crise que entrou em San Siro, enfrentando uma Lazio que prometia ser um grande desafio para os rossoneri. E isso ficou comprovado desde cedo. Logo aos 3’, Dia fugiu à marcação de Gabbia e ficou cara a cara com Maignan, que impediu o golo com uma grande intervenção.

Mas o sufoco inicial dos romanos não ficou por aqui. Aos 7’, Nuno Tavares arrancou pela esquerda, ganhou a linha de fundo e cruzou para área. Pavlovic apareceu para efetuar um corte in extremis e impedir males maiores para o Milan.

A turma de Sérgio Conceição parecia apática, incapaz de responder ao domínio da Lazio, com muitas dificuldades para lidar com as investidas ofensivas adversárias e até ouviu assobios por parte dos seus adeptos.

Nuno Tavares estava em grande pelo lado esquerdo, ganhando todos os duelos com Jiménez e imprimindo velocidade ao ataque dos romanos. Em contraste, Rafael Leão não conseguia entrar em jogo.

Reijnders (19’) e Jiménez (20’) deram os primeiros sinais de vida dos milaneses, com Provedel a negar o golo ao neerlandês, enquanto o espanhol rematou por cima.

A partir dos 20’, o Milan conseguiu (finalmente) ter alguma bola e equilibrar o encontro… mas quem marcou foi a Lazio.

Transição rápida pela direita do ataque laziale, com Marusic a rematar para defesa de Maignan. Para azar do francês, a bola ficou à mercê de Zaccagni, que atirou a contar (28’).

Insatisfeito com o resultado e a exibição da equipa, Conceição lançou João Félix (38’) para tentar animar uma frente de ataque adormecida.

Os frutos desta alteração começaram a surgir após o intervalo e foi João Félix que teve a primeira oportunidade do segundo tempo, atirando ligeiramente por cima da barra (52’).

Quando parecia que os rossoneri estavam a crescer, Pavlovic (quase) deitou tudo a perder, ao ver o vermelho direto (68’), após entrada sobre Isaksen.

Mas, mesmo em inferioridade, o Milan nunca desistiu. Conceição lançou Jovic para a frente e os rossoneri mostraram atitude na busca pelo empate. A recompensa chegou aos 85’, quando Chukwueze apareceu ao segundo poste para concluir um cruzamento milimétrico de Rafael Leão.

Contudo, a história deste jogo tinha mais um capítulo... e que capítulo. Num final de loucos, Maignan derrubou Isaksen na grande área, com o árbitro, após rever o lance no VAR, a assinalar grande penalidade. Pedro assumiu a conversão e deu os três pontos aos romanos (90+8’).

Com esta derrota, o Milan deixa-se ultrapassar pela Roma e cai para a nona posição da Serie A. Vida difícil para Sérgio Conceição…