Vasco Vilaça alcançou o terceiro lugar no Mundial de triatlo em 2025    Foto: A BOLA
Vasco Vilaça alcançou o terceiro lugar no Mundial de triatlo em 2025 Foto: A BOLA

Triatlo: Vilaça compete em Quarteira focado no Mundial

Apesar da Taça da Europa portuguesa não fazer parte do Circuito Mundial, o melhor triatleta luso fez questão de estar presente numa prova que lhe diz muito e que marca a sua entrada na competição numa temporada onde ambiciona melhorar o 3.º lugar conseguido no Campeonato do Mundo

Após ter alcançado o terceiro lugar no Mundial 2025, Vasco Vilaça, de 26 anos, estabeleceu como principal meta para a nova temporada melhorar esse resultado, com a época a arrancar este sábado na Taça da Europa de Quarteira.

«Depois de ter chegado a um terceiro lugar no Campeonato do Mundo, que foi um objetivo que tinha há muito tempo, este ano vou focar-me a 100 por cento no Campeonato do Mundo», afirmou o triatleta em conferência de imprensa realizada esta sexta-feira, em Quarteira. Atual sexto do ranking mundial, Vilaça sublinhou a sua ambição: «Quero voltar a lutar pelo Campeonato do Mundo. Voltar a poder estar no meio das medalhas. Porque foi dos momentos, para mim, mais bonitos do ano passado e pretendo tentar repetir».

Em 2025, Vasco Vilaça conquistou três medalhas de prata nas etapas de Yokohama, Hamburgo e Riviera francesa, que lhe valeram o bronze na classificação final do Mundial.

A pro6 Embed code7 va algarvia, que marca o início da sua temporada, será a única competição que efetuará fora do Circuito Mundial. Trata-se de um regresso a Quarteira, onde não competia desde 2016, edição em que venceu a prova de juniores, e fá-lo-á com o dorsal número um. «É um prazer poder ser o número um na prova número um do triatlo português», confessou, expressando o desejo de que o hino nacional se ouça no final, seja pela sua vitória ou pela de outro compatriota.

Vasco Vilaça e Miguel Tiago Silva lideram a comitiva lusa de 11 atletas na prova de elites masculina, agendada para as 16:30 de sábado. Na vertente feminina, às 13h45, as atenções recaem sobre Maria Tomé, 22.ª do ranking, que lidera um grupo de seis portuguesas.

A triatleta de 24 anos, bronze em Quarteira no ano passado, espera superar esse feito. «Sem expetativas altas, o objetivo, depois de ter conseguido finalmente o pódio no ano passado, seria tentar bater esse resultado», declarou, contando com o «calor e carinho do público» para a ajudar.

Olhando para o futuro, Maria Tomé, que foi 18.ª no Mundial de 2025, apontou a qualificação para os Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028 como um grande objetivo, focando-se em «averbar o máximo de pontos possíveis» a partir de maio, quando se inicia o período de qualificação.

A Taça da Europa de Quarteira, disputada na distância olímpica (1,5 km de natação, 40 km ciclismo, 10 km corrida), reune este fim de semana cerca de 250 triatletas de mais de 20 nacionalidades nas categorias de elites e juniores.