Tenista chinês suspenso por 12 anos após a admitir ter manipulado resultados

Renlong Pang confessou ter manipulado ou tentado manipular o desfecho de vários jogos em 2024

O tenista chinês Renlong Pang, de 25 anos, recebeu uma suspensão pesadíssima da Agência Internacional para a Integridade do Ténis (ITIA). Não poderá competir no circuito nos próximos 12 anos, por ter manipulado ou tentado manipular mais de 20 jogos em 2024. Foi também obrigado a pagar uma multa de 110 mil dólares, cerca de 93,7 mil euros, dos quais 70 mil, qualquer coisa como 59,6 mil euros, com pena suspensa.

Renlong Pang, que alcançou, nesse ano de 2024, a melhor posição da carreira no ranking ATP, o 1.316.º lugar, reconheceu o erro: manipulou cinco jogos e contactou outros 17 jogadores profissionais para lhes propor situações semelhantes. No total, pelo menos seis dos seus jogos foram manipulados. O chinês não poderá jogar em torneios ATP e ITF até 2036, altura em que terá 37 anos. A suspensão mantém-se válida mesmo que deseje treinar ou participar em qualquer jogo sob a alçada destas organizações.

O último jogo oficial de Renlong Pang foi a 1 de novembro de 2024. Perdeu então contra Aliaksandr Liaonenka, por 3-6, 3-6, após uma hora e seis minutos de jogo. É mais um tenista envolvido no esquema de resultados combinados: na semana passada, a agência anticorrupção do ténis suspendeu o francês Quentin Folliot por 20 anos, o sexto jogador envolvido na vasta investigação sobre manipulação de resultados.