Rui Silva explorou os sentimentos de jogar pelo Sporting na prova milionária

«Temos oportunidade de fazer história», diz Rui Silva

Leões nunca venceram em Espanha, mas guarda-redes tem o foco no triunfo

Rui Silva foi o jogador escolhido pela estrutura do Sporting para falar aos jornalistas, ele que passou muitos anos em Espanha, ao serviço do Granada e do Betis e que terá pela frente esta quarta-feira o Athletic Bilbao. O guarda-redes começou por admitir que a vitória na semana passada diante do campeão europeu PSG elevou a confiança. «Confiança e motivação são intrínsecas ao Sporting. Fizemos um grande jogo com o PSG, a confiança está em alta mas amanhã será um novo desafio, um desafio muito importante que nos pode colocar nos oito primeiros da Europa e é muito gratificante poder disputar esta competição com os melhores», anuiu.

O Sporting quer a passagem direta aos oitavos de final mas para isso terá de fazer o que nunca fez: vencer em Espanha. Mas nem esse fator faz o maiato baixar a guarda. «Temos uma grande oportunidade para quebrar essa tradição. Não é fácil jogar aqui, como já tinha mencionado. O nosso foco está na vitória. Temos de controlar aquilo que depende de nós e fazer um bom jogo para vencer», prosseguiu.

Um jornalista espanhol vincou que o Athletic Bilbao foi a equipa que Rui Silva defrontou mais vezes na carreira: amanhã será a 13.ª ocasião. O keeper não sabia, agradeceu o esclarecimento e recordou-se dum encontro especial. «O primeiro foi um jogo pelo Granada para La Liga e estava a lembrar com a equipa técnica um jogo para as meias-finais da  Taça do Rei num ambiente incrível. Sem dúvida que poder atuar contra estas equipas é muito gratificante», adiantou. «Já joguei várias vezes neste estádio de San Mamés. Conversei com alguns colegas e passei uma mensagem de tranquilidade. Sabemos que representamos grande clube e estamos habituados a este tipo de ambiente. Será um ambiente muito importante para o nosso futuro», juntou, perspetivando que esta pode ser uma boa oportunidade para a equipa evoluir ainda mais.

Os bascos não atravessam um bom momento na competição interna mas na Champions ainda têm hipótese de se qualificar, sendo que na semana passada venceram a Atalanta em Bergamo. Rui Silva desconfia de um eventual mau momento da equipa orientada por Ernesto Valverde. «A La Liga é uma competição muito exigente. Sabemos que é diferente jogar de três em três, quatro em quatro dias. Podem não estar a fazer o campeonato desejado, ao nível deles, mas nos últimos anos têm demonstrado que têm muita qualidade, com excelentes jogadores, um clube que valoriza muito quem é aqui da região e isso também prova a sua qualidade. É um grande clube, tem ótimos jogadores, são muito rápidos em transições, mas também gostam de ter bola, mas dispõem de futebolistas muito velozes na frente, mas estamos preparados para isso e para o ambiente que vamos encontrar. Com o seu público, será mais complicado», advertiu.

 

Fez recentemente um ano que o guarda-redes trocou os espanhóis do Betis pelo Sporting. E não podia estar mais feliz com a mudança. «Sinto-me muito orgulhoso. Muito grato por poder jogar a Champions. É uma competição em que todos os jogadores que têm grandes objetivos e sonhos na carreira ambicionam. Não fujo à regra. É muito gratificante representar este clube e jogar nesta competição», concluiu.