Tem apenas 15 anos e vai integrar plantel do Arsenal
A caminho da sua quinta temporada completa no comando técnico do Arsenal, Mikel Arteta vai chamar um jovem de apenas 15 anos para integrar a equipa principal. Trata-se de Max Dowman, um médio criativo dos sub-18 que vai representar Inglaterra no Europeu de sub-17 este verão.
Segundo o Mirror, Dowman vai participar na pré-época na Ásia, mas esta não será a primeira vez que trabalhará às ordens do técnico espanhol. A meio desta temporada, os gunners foram para o Dubai em estágio e o jovem participou nos treinos, deixando os seus colegas e treinador surpreendidos.
Max só celebra os 16 anos no dia 31 de dezembro de 2025, pelo que não estava elegível para se estrear na equipa principal esta temporada, apesar de já ser considerado um dos maiores talentos da academia do Arsenal. O objetivo é ser concorrente de Martin Odegaard, o capitão.
«Penso que ele está no caminho certo e toda a gente na academia fez um trabalho incrível para o proteger, inspirar, desafiar, mantê-lo sempre a par dos níveis que ele pode produzir, e ele está a ir bem. Está a dar os passos certos e a ir devagar. Ele é que vai ditar a velocidade a que vamos avançar. É um grande, grande talento e treina connosco bastante», disse Arteta.
Ao longo destes cinco anos e meio, Arteta tem chamado vários jovens para a equipa principal, sendo que dois dos exemplos mais recentes e bem-sucedidos são Ethan Nwaneri e Myles Lewis-Skelly, ambos com 18 anos. O atacante é atualmente o jogador mais novo de sempre a estrear-se na Premier League - 15 anos e 181 dias -, enquanto o médio foi adaptado a lateral-esquerdo para colmatar algumas lesões no plantel, esta época.