Bellerín implora no golo anulado a Lo Celso: «Tem de contar, pelo futebol»
As imagens captadas pela câmara corporal utilizada pelo árbitro Ricardo De Burgos Bengoetxea durante o duelo entre o Betis e o Barcelona, divulgadas pela LaLiga, revelaram os diálogos e a tensão em torno do golo anulado a Lo Celso, mesmo à beira do intervalo, e que daria o empate (2-2) ao conjunto sevilhano. No centro da discussão estiveram os protestos dos atletas de ambas as formações e a comunicação direta com o videoárbitro.
Durante a análise do lance no jogo de sábado a contar para a 9.ª jornada da LaLiga, o juiz principal dirigiu-se a Carlos Del Cerro Grande, responsável pelo VAR nessa partida: «Revê-me a mão, que é o que me estão a pedir, Cerro.»
No relvado, vários jogadores do Barcelona, com Pedri e Rodri à cabeça, pressionaram insistentemente o árbitro, afirmando que uma mão de Cucho Hernández, antes do remate, era evidente. Em resposta, e enquanto aguardava instruções sobre a necessidade de visualizar as imagens no monitor, o árbitro contrapôs com «posição natural»: «A mim não me parece punível.»
Bellerín pasa a ser mi jugador favorito ever https://t.co/VvQXyaqggU
— D. Méndez (@LosPajarosPican) October 19, 2026
🚨🔊 EL AUDIO DE LA POLÉMICA. 👉 Así fue la revisión del VAR que anuló el gol de Lo Celso por mano de Cucho Hernández. https://t.co/BzaBhDgAPT
— El Chiringuito TV (@elchiringuitotv) October 17, 2026
No decorrer da interrupção, surgiu ainda uma intervenção insólita de Héctor Bellerín, que tentou convencer o árbitro com base na estética do remate e não nas leis do jogo: «Só pelo golo que marcou devia-se validar. Só pelo golo que marcou tem de contar, pelo futebol.»
A abordagem mereceu críticas públicas, nomeadamente do antigo árbitro Iturralde González, que expressou a sua discordância através da rede social X. «Acabámos de descobrir o VAR à la carte. Revê-me isto que me estão a pedir», apontou o ex-juiz, sustentando que os árbitros de campo não devem solicitar revisões de lances específicos, cabendo à sala VOR alertar para eventuais irregularidades.
‼️😳 “CHEQUEAME LA MANO QUE ES LO QUE ME PIDEN, CERRO” 🚨 Las polémicas palabras que ha recogido Movistar+ de la REFCAM del colegiado al VAR tras el gol del Betis que fue posteriormente anulado https://t.co/eUYoksiheH
— Diario AS (@diarioas) October 19, 2026
O golo acabaria mesmo por ser anulado e o Barcelona venceu por 5-2.
Artigos Relacionados: