Talento à solta e nota artística: Benfica vence e fecha fase de liga da Youth League no top-6 (crónica)
O Benfica fechou a fase de liga da UEFA Youth League com uma vitória diante do Nápoles, por 3-0, na sexta jornada. As águias entraram em campo com os 16 avos de final garantidos, mas com o objetivo de fechar esta fase no top-6... algo que acabariam por conseguir.
Vítor Vinha lançou dois campeões do Mundo de sub-17 no onze – Daniel Banjaqui e Rafael Quintas. Rapidamente o Benfica criou perigo para a baliza de Spinelli. Logo aos 2 minutos, os encarnados recuperaram a bola em zona adiantada e Gonçalo Moreira atirou ao poste esquerdo da baliza italiana.
Aos 6’, eis o primeiro sinal de perigo do Nápoles, ainda que de maneira tímida. Barido, numa jogada da direita para o meio, entrou na área e rematou fraco para as mãos de Diogo Ferreira.
À passagem do minuto 10, Gonçalo Moreira sofreu uma falta dura, que valeu cartão amarelo para Genovese. Foi o próprio Gonçalo Moreira a bater o livre. Gonçalo Oliveira apareceu para cabecear, mas Spinelli estava atento. Aos 18’, Eduardo Fernandes ficou perto do golo com um cruzamento traiçoeiro que não passou longe do alvo. Francisco Silva ainda tentou o desvio, mas chegou tarde.
Pouco antes dos 30’, o Benfica inaugurou o marcador. Eduardo Fernandes perdeu a bola, mas apressou-se a recuperá-la. Depois de um momento de posse, Gonçalo Moreira tirou um cruzamento teleguiado da direita e Francisco Silva não desperdiçou, cabeceamento para o fundo das redes.
A segunda parte arrancou com oportunidades claras para os dois lados. Aos 51’, na sequência de um livre para o Nápoles, Gonçalo Oliveira desviou de cabeça e quase fez autogolo. Valeu Diogo Ferreira, que estava atento e fez uma enorme defesa, segurando o 1-0.
O Benfica reagiu e aproveitou uma oferta do Nápoles para criar perigo. Gonçalo Moreira só teve olhos para a baliza, conduziu a bola, mas não conseguiu bater Spinelli. Em cima dos 60’, com Samuel Dahl, José Neto, João Rego e António Silva na bancada a assistir, Francisco Silva arrancou, passou com classe por dois adversários e só não festejou o 2-0 porque Gambardella cortou o esférico... contra o próprio poste.
Aos 72’, os orientados de Vítor Vinha dilataram a vantagem. Gonçalo Moreira bisou em assistências, desta feita depois de bater um canto, e Gonçalo Oliveira cabeceou de forma certeira.
O Benfica, já com algumas mexidas, pressionava em busca de mais golos e conseguiu fazer mais um. Antes do 3-0, Gonçalo Moreira atirou uma bola à trave, ficando pertíssimo de um golaço. Aos 78’, o esférico entrou mesmo. João Afonso assistiu de letra e Duarte Soares finalizou com um remate acrobático, numa jogada construída por jogadores lançados no segundo tempo.
O Benfica termina a fase de liga da Youth League com 15 pontos em 18 possíveis, nos primeiros seis colocados, e, por isso, irá defrontar uma das equipas que terminar entre o 17.º e o 22.º lugares. O Nápoles despede-se da competição.