Jovens leões resilientes conquistam ponto em Munique ao soar do gongo
A resiliência fez a diferença na visita do Sporting ao terreno do Bayern, na última jornada da fase de liga da UEFA Youth League. Os comandados de João Gião recuperaram de uma desvantagem de dois golos e conseguiram conquistar um ponto, fruto de um empate dramático (3-3), em Munique.
Os comandos de João Gião procuravam a primeira vitória fora de casa na presente edição da prova, mas foram surpreendidos pelo ímpeto inicial do Bayern, já sem hipóteses de se qualificar para a próxima fase.
Os bávaros exploraram de forma exímia as fragilidades do bloco central leonino e foram recompensados, logo aos 6'. O Bayern recuperou a bola no último terço verde e branco, Lucas Taibo falhou o corte e Atanásio Cunha travou Olychenko dentro da grande área.
O Bayern beneficiou de um penálti, que Yil Gashi não desperdiçou, para inaugurar o marcador. Os bávaros não tiraram o pé do acelerador, graças à mota Maycon Cardozo. O extremo brasileiro apareceu ao segundo poste para emendar um primeiro remate defendido por Miguel Gouveia para o fundo das redes do Sporting, aos 17'.
O segundo golpe animou os leões, que procuraram ferir o Bayern a partir da exploração da profundidade e da rapidez de Gabriel Silva. A referência ofensiva dos verdes e brancos deu o primeiro sinal de perigo, aos 18', ao rematar ao lado, após cruzamento de Duarte Tomás.
A mesma dupla voltou a fazer estragos, dois minutos depois, com resultados práticos para o rumo do marcador. Duarte Tomás respeitou a desmarcação de Gabriel Silva e, com uma abertura notável, deixou-o cara a cara com o guarda-redes adversário. O jovem avançado de 18 anos foi frio e reduziu a desvantagem leonina.
O ritmo alucinante que pautou os primeiros 20 minutos constrastou com períodos mais longos com a bola controlada por parte das duas equipas até ao intervalo. Num jogo sem balizas, a maior oportunidade pertenceu a Duarte Tomás, que, sem marcação ao segundo poste, atirou por cima, aos 33'.
João Gião refrescou o meio-campo ao intervalo, com a entrada em campo de Zaid Bafdili, mas, passados 14 segundos do pontapé de saída na segunda parte, o Bayern festejou o 3-1.
Os bávaros bombearam a bola para o último terço leonino, o recém-entrado médio belga quis aliviar, mas isolou Maycon Cardozo, que obrigou Miguel Gouveia a uma grande defesa. A recarga voltou a ser cruel para o guarda-redes leonino, que viu Olychenko ampliar a vantagem bávara, de cabeça. O golo sofrido, novamente na etapa inicial, desconcentrou o Sporting, que só conseguiu reagir de forma efetiva, a 11 minutos dos 90.
Gabriel Silva marcou um pontapé de canto com as medidas da cabeça de Lucas Taibo, que apareceu no coração da área do Bayern para reduzir a desvantagem leonina. João Gião, embalado pelo 2-3 leonino, apostou tudo e terminou a partida com três pontas de lança em campo, mas as melhores oportunidades para voltar a marcar pertenceram aos bávaros.
Miguel Gouveia foi gigante três vezes, entre os 85' e os 87', e evitou o quarto golo bávaro com defesas fenomenais. Os atos heróicos do guardião leonino galvanizaram os colegas de equipas para a realização de um golpe de teatro, aos 90+6'.
Lucas Taibo serviu como quarto ponta de lança e, à Sebastian Coates, bisou na partida, na recarga a um primeiro remate de Gabriel Silva, e empatou as contas. O Sporting nunca deixou de acreditar, manteve a invencibilidade na UEFA Youth League e terminou a fase de liga com 12 pontos, avançando para os 16avos de final.