Taça Davis: Portugal vence em pares e salva eliminatória com Peru
Portugal garantiu o seu primeiro ponto diante do Peru na eliminatória do Grupo Mundial 1 da Taça Davis de ténis, graças à vitória de Nuno Borges e Francisco Cabral no duelo de pares, que colocou a seleção lusa em posição de reação, com o marcador em 2-1.
Na terra batida do Club Lawn Tennis de la Exposición, em Lima, Borges e Cabral assumiram a responsabilidade de evitar a derrota de Portugal e cumpriram-na com distinção, derrotando Ignacio Buse e Juan Pablo Varillas pelos parciais de 7-5 e 6-3, em uma hora e 37 minutos de intenso confronto.
Nuno Borges, número um nacional e 52.º do ranking mundial de singulares, já defronta Ignacio Buse (112.º ATP e n.º 1 peruano), numa tentativa de forçar um quinto e decisivo encontro entre Jaime Faria e Gonzalo Bueno.
Na sexta-feira, o maiato Borges havia sido superado por Bueno (209.º) por 3-6, 6-2 e 7-5, enquanto Faria (115.º) sucumbiu diante de Buse com expressivos 6-0 e 6-2.
Neste primeiro embate histórico entre Portugal e a seleção peruana, os lusos lutam por um lugar nos Qualifiers da Taça Davis de 2026, almejando prolongar a tradição do ténis português no panorama internacional.