Sporting: tubarão do pesadelo e o regresso da pérola levada pelo Man. City
O primeiro adversário a ser conhecido pelo Sporting na Champions desbloqueou imediatamente uma memória traumática no reino do leão: aquele 12-1.
16 anos depois, o Sporting vai voltar a Munique, onde ficou selada uma das páginas mais negras da história europeia da equipa de Alvalade, que na temporada 2008/09 foi eliminada pelo Bayern nos oitavos de final depois de perder 5-0 em Alvalade, a equipa de Paulo Bento saiu da Baviera vergada a uma goleada de 7-1.
Outro adversário de má memória que volta ao caminho dos leões é o Athletic Bilbao que na época 2011-12 impediu o acesso à final da Europa League, ao vencer a meia-final por 4-3 no agregado das duas mãos.
Além do gigante alemão e do clube basco, o Sporting visita Turim para defrontar a Juventus dos ex-FC Porto Francisco Conceição e João Mário, e volta a Itália para jogar frente ao campeão Nápoles.
Em Alvalade, a equipa de Rui Borges vai receber um jogador muito querido dos adeptos, ainda que muitos deles preferissem que esse reencontro acontecesse noutro cenário.
É que o regresso de Nuno Mendes significa também que o campeão europeu PSG é um dos convidados de luxo do leão para esta Champions.
Há um outro jogador que vai voltar para defrontar o clube que ajudou a formá-lo, ainda que seja menos mediático. Falamos de Carlos Forbs, internacional sub-21 português que se mudou nesta época para os belgas do Club Brugge, ele que em 2016 trocou a academia dos leões pelo Manchester City.
O clube de Alvalade vai ainda ser ator secundário na maior deslocação na história das competições europeias. Os cazaques do Kairat Almaty vão fazer quase 7.000 km para jogar em Lisboa e repetir a viagem no regresso.
Mais curta será a viagem do Marselha, o adversário que fecha o lote das equipas que o Sporting vai defrontar na fase de liga.
Artigos Relacionados: