Pedro Gonçalves pronto para jogar na esquerda. Com isso passa Quenda para a direita, de onde sai Geny Catamo - Foto: IMAGO
Pedro Gonçalves pronto para jogar na esquerda. Com isso passa Quenda para a direita, de onde sai Geny Catamo - Foto: IMAGO

Sporting: Pedro Gonçalves pronto para ser titular no dérbi

Entrou aos 60' com o Estela da Amadora para ganhar ritmo e fisicamente deu boa resposta. Sente-se bem e apto para entrar no onze mas a escolha de Rui Borges só será tomada mais perto do jogo. Catamo e Quenda na expectativa

Pedro Gonçalves jogou 30 minutos no 4-0 ao Estrela da Amadora, entrou aos 60’ depois de três semanas ausente por lesão e sentiu-se bem, embora a precisar ainda de recuperar algum do ritmo perdido. Mas o sinal que deu a Rui Borges foi muito positivo do ponto de vista físico e o avançado, pelos dados recolhidos no encontro pela unidade de performance do Sporting, mostra ao treinador que está apto para voltar a ser titular e já no dérbi de sexta-feira com o Benfica no Estádio da Luz (20h15). A escolha, porém, será apenas tomada bem perto da hora do encontra da jornada 13. Mas Pote parte agora bem posicionado.

«Sim. São mais dores de cabeça porque estão todos num momento muito bom. Mesmo o Edu [Quaresma] entrou e fez golo e um belíssimo jogo, mantendo-se sempre muito ligado. Até esse crescimento ele está a ter. O Morita igual. Disse no último jogo que está a crescer em termos de confiança o que é muito importante pelo que dá em termos técnicos e táticos.» A resposta foi de Rui Borges, no final da goleada ao Estrela da Amadora, e tinha a ver com Pedro Gonçalves, com o seu regresso aos jogos. O treinador alargou a resposta às muitas opções mas só as vai divulgar quando o dérbi estiver perto.

Até lá, a hipóteses de Pote ser titular volta a estar, forte, em cima da mesa, ficando Geny Catamo e Geovany Quenda, este último que jogou na esquerda com os estrelistas, no habitual lugar ocupado por Pedro Gonçalves, na expectativa para um deles poder passar a ser opção a partir do banco, jogador a lançar para poder mexer com um jogo de extrema importância.

Recorde-se que foi ao minuto 57 do jogo com o Santa Clara, 2-1 na jornada 11 do campeonato, a 8 de novembro, que o avançado leonino de 27 anos teve de ceder o lugar a Geovany Quenda, devido a problema muscular contraída na coxa direita. A lesão aconteceu outra vez, como em anteriores ocasiões, antes de paragem competitiva das provas de clubes para dar lugar aos jogos das seleções nacionais e por isso Pedro Gonçalves perdeu os jogos com Irlanda (0-2) e Arménia (9-1) da qualificação para o Mundial de 2026 e depois com o Marinhense  (3-0) na 4.ª eliminatória da Taça de Portugal e com o Club Brugge (3-0) na jornada 5 da UEFA Champions League. Voltou a jogar com o Estrela da Amadora, entrando na vez do moçambicano Geny Catamo, com Quenda a derivar para a esquerda.

Foi a 18.ª participação da época em jogos do Sporting, 16 como titular, num total de 1424 minutos. Marcou já 9 golos e fez 6 assistências, o que mostra bem a importância na equipa, colocando-se no lote dos terceiros melhores marcadores do campeonato, com 8 golos, no dos melhores assistentes (5) e no topo da listas dos jogadores com mais participações diretas em golos na Liga, com 13. Agora está de volta e a quer ajudar a equipa, logo de início, no dérbi de sexta-feira.