Rui Silva chegou há um ano à baliza dos leões e não demorou em tornar-se numa das referências da equipa - Foto: IMAGO
Rui Silva chegou há um ano à baliza dos leões e não demorou em tornar-se numa das referências da equipa - Foto: IMAGO

Sporting: há um ano foi ele o grande reforço para atacar o título

Rui Silva foi apresentado a 14 de janeiro de 2025. Chegou a Alvalade para ser o titular da baliza leonina e não só conseguiu esse objetivo como tem reforçado esse estatuto: 45 jogos, dois títulos, uma das vozes mais ouvidas no balneário

«Queria um dia voltar a Portugal pela porta grande e isso concretizou-se. Espero ser muito feliz aqui e lutar por títulos que é o mais importante». Há um ano chegava a Alvalade um dos reforços que melhor encaixaram no leão nos últimos anos: Rui Silva.  

O experiente guarda-redes, de 31 anos, contratado a 14 de janeiro, chegou para ser titular indiscutível e justificou o estatuto. Uma aposta certeira para reformular a baliza após o tiro ao lado em Kovacevic e a oscilante consistência de Franco Israel.

O aperto de mão entre o reforço Rui Silva e Frederico Varandas, presidente do Sporting, a 14 de janeiro do ano passado (foto: SCP)

Há precisamente um ano que Rui Silva fecha a baliza leonina. Com impacto imediato, em termos individuais, mas também coletivos pois foi o tempo suficiente para juntar ao seu currículo mais dois títulos: um campeonato e uma Taça de Portugal a juntar a uma Liga das Nações (Portugal) e uma Taça do Rei de Espanha (Betis).

Tornou-se numa voz importante no balneário leonino, com estatuto reforçado, não só pela boa relação com os restantes colegas, mas também pelo excelente rendimento apresentado justificado pelos 45 jogos somados, nos quais sofreu 36 golos (média de 0,8 por jogo) nos quais conseguiu 18 ‘clean sheets’, ou seja, jogos em que o Sporting terminou sem sofrer.