Sporting: Debast totalista na Bélgica
Zeno Debast vai ser reforço do Sporting e antes de ser oficializado pelos leões está ao serviço da seleção da Bélgica, a preparar o Europeu da Alemanha, que começa a 14 de junho e termina no dia 14 de julho. O central de 20 anos ganha pontos na seleção, ontem jogou os 90’ no particular com o Montenegro, que ajudou a derrotar por 2-0.
São bons os sinais de Debast nesta fase final da época e a justificar a antecipação da administração leonina no mercado, fintando a concorrência ao conseguir assegurar o defesa que fez toda a carreira, desde a formação, no Anderlecht, clube que recebe 18 milhões de euros pela transferência. Debast foi o central da esquerda numa dupla inicial com Wout Faes, do Leicester. Cumpriu bem a missão, com segurança, e ajudou os belgas a ficarem com a baliza em branco. Destacou-se no capítulo do passe, com 95, 89 certos, percentagem de 94 por cento de eficácia neste capítulo, o melhor de todos os jogadores em campo ontem em Bruxelas.
Debast, acreditam os leões, será peça importante numa defesa que corre o risco de perder Gonçalo Inácio para o Manchester United. O belga joga com o pé direito e pela direita, mas mostrou ontem que pode também ser alternativa pela esquerda, onde joga Inácio.
Hjulmand muito elogiado
Já Morten Hjulmand esteve ontem em evidência no jogo da Dinamarca com a Suécia, também de preparação para o Europeu 2024, em que os dinamarqueses venceram, por 2-1, com golos de Hojbjerg (aos 2 minutos) e do capitão Eriksen (86), com assistência do médio leonino, que havia sido lançado aos 61’, desfazendo o empate que tinha tido assinatura de Isak (9 minutos).
— STvideos (@STvideos01) June 5, 2024
Hjulmand acabou por ter papel determinante, já nos minutos finais, com um corte in extremis, dentro da área, quando Emil Holm ensaiava remate que poderia ditar o empate. «Foi um corte muito bom, tenho de o admitir», disse o sueco da Atalanta, que esta época defrontou o Sporting quatro vezes na Liga Europa. «Foi um corte muito bom e importante. As mudanças na 2.ª parte foram positivas, com Hjulmand e Thomas Delaney no meio-campo. Houve muitos jogadores que aproveitaram os minutos e estiveram bem», confessou o selecionador da Dinamarca, Kasper Hjulmand.