Preço dos combustíveis na próxima semana: confirmam-se aumentos brutais
Os aumentos eram esperados assim que começou a guerra no Irão, mas a dimensão desses aumentos impressiona: na segunda-feira, avança o site Contas Poupança, citando fontes do setor, o gasóleo simples vai aumentar 23 cêntimos e a gasolina simples 95 subirá 7,5 cêntimos.
O aumento não se refletirá necessariamente com esses valores na carteira dos portugueses — o Governo prometeu baixar o Imposto sobre Produtos Petrolíferos e Energéticos (ISP) caso a subida fosse superior a 10 cêntimos, o que acontecerá no caso do gasóleo. Mas mesmo que o faça, 19 cêntimos do aumento serão passados para os consumidores, calcula o site Contas Poupança.
Com aumento de 23 cêntimos, o litro de gasóleo simples passaria a custar 1,889 euros em média, em Portugal Continental, a partir de segunda-feira, 10 de março. Já a gasolina simples 95, caso se confirme a subida de 7,5 cêntimos, vai fixar-se nos 1,839 euros por litro.
Ainda assim, a volatilidade nos mercados pode fazer estas previsões alterarem-se — como assinala o site Contas Poupança, o valor do fecho do mercado do brent esta sexta-feira terá ainda influência nos valores que os consumidores encontrarão na segunda-feira.