Sofia Lavreshina volta a bater recorde nacional dos 400 metros em pista curta
A atleta portuguesa Sofia Lavreshina estabeleceu um novo recorde nacional nos 400 metros em pista curta, ao completar a distância em 52,07 segundos esta sexta-feira durante o Meeting de Madrid.
Com apenas 22 anos, a atleta natural de Pombal venceu a final B da competição, demonstrando um potencial que sugere a possibilidade de alcançar tempos ainda mais rápidos no futuro. Este novo recorde supera a sua marca anterior de 52,19 segundos, que havia sido estabelecida a 31 de janeiro em Glasgow, no EAP Indoor International.
A progressão da velocista do Sporting tem sido impressionante. Uma semana antes da prova em Glasgow, a atleta já tinha corrido a distância em 52,42 segundos em Sabadell, Espanha, superando na altura, por um centésimo, o anterior máximo nacional que pertencia a Cátia Azevedo desde 2024 (52,43s).
A campeã nacional dos 400 metros ao ar livre (título conquistado em 2025) aproxima-se agora do tempo de qualificação direta para os Mundiais de pista coberta de Torun2026, fixado em 51,75 segundos. O evento decorrerá entre 20 e 22 de março e, com a sua marca atual, Lavreshina já estaria em posição de ser repescada através do ranking.
Os próximos desafios na agenda da atleta incluem o Nacional de Clubes, a 14 e 15 de fevereiro, e os Campeonatos de Portugal, que se realizam em Braga nos dias 28 de fevereiro e 1 de março, ambos em pista curta.