Ultras do Marselha em protesto (D.R)
Ultras do Marselha em protesto (D.R)

«Sistema podre» e «clube em autodestruição»: adeptos do Marselha não perdoam

Ultras do clube atiram-se à direção, que despediu Roberto De Zerbi a meio de uma noite na última semana

O Marselha faz este sábado o primeiro encontro desde que Roberto De Zerbi foi despedido, frente ao Estrasburgo, e os adeptos do clube do sul de França aproveitaram a ocasião para atacarem ferozmente a direção, presidida por Pablo Longoria.

Os ultras do grupo South Winners exibiram uma tarja contundente antes do jogo, no Estádio Velódrome, com uma mensagem, dirigida à direção do clube, que não deixa margem para dúvidas em relação ao estado de espírito dos adeptos: «Fizeram saltar o fusível, mas é todo o sistema que está podre!»

No outro topo do estádio, foi exibida uma mensagem igualmente contundente: «Curva vazia em sinal de protesto contra um clube em autodestruição! Todos os seus projetos foram por água abaixo ao longo de todos esses anos desperdiçados.»

O jogo com o Estrasburgo começou com os topos da bancada vazios, noutro sinal de um protesto que surge num contexto explosivo, poucos dias após a saída do treinador Roberto De Zerbi, oficializada na sequência da pesada derrota (0-5) no clássico com o PSG. Para os adeptos, a demissão do técnico italiano não resolve os problemas de fundo do clube.

As tarjas exposta pelos South Winners refletem o clima de desconfiança que se instalou, com os adeptos a apontarem o dedo à governação e à gestão desportiva recente como a verdadeira origem da crise que o clube atravessa. Por isso, passados alguns minutos, ainda mostraram outro pano, dirigido a Longoria e a Frank McCourt, empresário norte-americano e dono do Marselha desde 2016: «McCourt e Longoria, vão-se embora!»

De Zerbi chegou ao Marselha no verão de 2024 e levou a equipa ao 2.º lugar da Ligue 1 na época de estreia. Já esta temporada, a equipa luta pelo 3.º lugar com o Lyon de Paulo Fonseca e foi eliminada da Champions League graças, em parte, ao golo de Trubin frente ao Real Madrid na última jornada da fase de liga.

Desde que Longoria se tornou presidente do Marselha, em fevereiro de 2021, o clube já contratou sete treinadores: Nasser Larguet, Jorge Sampaoli, Igor Tudor, Marcelino Toral, Gennaro Gattuso, Jean-Louis Gasset e Roberto De Zerbi.