Exemplo de uma das imagens utilziadas na campanha da SIGA pela integridade no desporto. Imagem SIGA
Exemplo de uma das imagens utilziadas na campanha da SIGA pela integridade no desporto. Imagem SIGA

SIGA lança vídeo de IA para mostrar que integridade tem de ser real

Em dia de aniversário, organização liderada por Emanuel Macedo de Medeiros alerta: «A realidade pode ser simulada, a integridade não»

No dia em que celebra o 9.º aniversário, a Sport Integrity Global Alliance (SIGA) lançou a campanha Take Action, que visa levar clubes, federações, patrocinadores e demais participantes na indústria a assumirem um papel ativo na promoção da integridade no desporto.

O organismo sediado na Suíça e liderado pelo português Emanuel Macedo de Medeiros lançou um vídeo totalmente realizado com recurso a Inteligência Artificial para passar a mensagem de que «a realidade pode ser simulada, a integridade não». Após um desfile de imagens de atletas com o logotipo da SIGA nos equipamentos, surge a mensagem final «Passe à ação. Junte-se à SIGA.»

Galeria de imagens 8 Fotos

«Vivemos numa era em que a tecnologia consegue replicar quase tudo, mas não a integridade. A integridade não acontece por acaso, nem pode ser automatizada ou delegada. Exige escolha consciente, responsabilidade individual e ação coletiva sustentada», destaca Nuno Perestrelo, Diretor Sénior de Comunicação, Media e Eventos da SIGA, acrescentando que «ao utilizar a Inteligência Artificial, a SIGA recorda ao mundo aquilo que tem de ser real: a nossa responsabilidade partilhada de defender os valores que protegem o Desporto».

Segundo nota de imprensa, com esta campanha a SIGA convida todos os envolvidos no Desporto a assumir pelo menos um de três compromissos: tornarem-se membros da organização; adotarem os standards universais de integridade no desporto; submeterem-se ao Sistema Independente de Rating e Verificação da SIGA, que certifica organizações desportivas relativamente às boas práticas na área de governação, transparência financeira, proteção de menores e integridade das apostas desportivas.

Veja o vídeo: