Será desta? Chelsea pode quebrar incrível domínio espanhol em finais
Pela primeira vez na história, o Betis, de William Carvalho, vai jogar uma final europeia, mais concretamente o derradeiro jogo da UEFA Conference League, no dia 28 de maio, na Polónia, em Wroclaw, e não vai ter uma tarefa fácil, porque o seu adversário é o Chelsea, de Pedro Neto, favorito desde o início à conquista da competição.
Porém, a história recente tem favorecido, e de que maneira, as equipas espanholas em finais europeias. Nos últimos 23 anos, os espanhóis venceram as 23 finais que disputaram, sendo que tem de se recuar até 2001 para encontrar um cenário em que isso não aconteceu: o Bayern derrotou o Valência na final da UEFA Champions League, nas grandes penalidades (1-1, 5-4).
No ano passado, o Real Madrid ganhou ao Borussia Dortmund na final da Champions, no ano anterior o Sevilha venceu a Roma, de José Mourinho, nos penáltis, e assim em diante. Uma dessas finais teve uma equipa portuguesa, o Benfica, que também caiu nas grandes penalidades com o Sevilha, em 2014.
O Real Madrid é o clube mais representado nestas finais, por sete vezes e todas na liga milionária, sendo que Barcelona, Atlético Madrid e Sevilha também venceram finais europeias por múltiplas vezes, enquanto Villarreal e Valência venceram uma cada: em 2021 diante do Manchester United, nos penáltis (11-10), e em 2004 frente ao Marselha (2-0), ambos na UEFA Europa League.
Will Chelsea 🏴 end the absolutely incredible streak of Spanish 🇪🇸 clubs?
— Football Meets Data (@fmeetsdata) May 9, 2025
Since 2001, Spanish 🇪🇸 teams have won 23/23 finals of UCL/UEL/UECL they were involved in. 🤯
The last non-🇪🇸 team to beat a Spanish opponent in the final was Bayern 🇩🇪 v Valencia 🇪🇸 in the 2001 UCL final.… pic.twitter.com/S5UyhQn1Ed