SC Braga: chama do 'Iceman' emerge e nem os 11 metros o assustam
Quando chegou à cidade dos Arcebispos, no início da época 2019/2020, Lukas Hornicek deveria ser, com grande dose de certeza, um mero desconhecido para a grande maioria dos adeptos do SC Braga.
Na altura, o internacional sub-21 pela Chéquia tinha deixado para trás o Pardubice para abraçar a primeira (e única, até ao momento) experiência fora do seu país natal. Ainda muito jovem, foi integrado nos sub-19 dos arsenalistas, cumprindo, depois, o processo tido como normal na hierarquia do clube, passando ainda pelos sub-23 e pela equipa B. Em todos estes contextos foi demonstrado uma qualidade (muito) acima da média e na estrutura bracarense percebeu-se desde logo que estava ali... ouro.
A estreia pela elite bracarense aconteceu na época 2021/2022, pela mão do mítico Carlos Carvalhal: o técnico lançou o guarda-redes num encontro da 3.ª eliminatória da Taça de Portugal dessa temporada, diante do Moitense (5-0). Estávamos a 17 de outubro de 2021, o primeiro dia do resto da vida de Hornicek.
Nessa mesma temporada o iceman ainda lograria a estreia na Liga, alinhando os 90 minutos na receção ao Famalicão (2-3), na 34.ª e última jornada desse campeonato.
A partir daí... é a história a falar. O chéquio soube esperar pelo seu momento e o ano passado agarrou, em definitivo, as redes arsenalistas. Para não mais a largar. Já lá vão, ao todo, 65 jogos pela equipa principal do SC Braga. E só tem 23 anos...
Não há, hoje por hoje, nenhum sócio e/ou simpatizante dos guerreiros do Minho que dispense a presença de Lukas Hornicek entre os postes. Com o gigante (1,98 metros) na baliza, as redes estão sempre muito mais seguras.
E OS PENÁLTIS?
A magnitude das intervenções que o número 1 consegue realizar não deixam margem para dúvidas: é keeper de craveira internacional.
Mas Lukas Hornicek tem sempre mais para oferecer à nação bracarense e esta época tem demonstrado ser especialista em grandes penalidades. Neste caso, em defendê-las, naturalmente. E já lá vão três em 2025/2026.
Já depois de travar um castigo máximo de Nélson Oliveira no dérbi com o Vitória de Guimarães (1-1), da 6.ª jornada do campeonato, Hornicek voltou a acender os holofotes da fama: (mais) dois castigos travados em apenas quatro dias.
No passado domingo, no reduto do Tondela (1-0), para a 18.ª ronda da Liga, e ontem, na receção ao Nottingham Forest (1-0), na 7.ª jornada da UEFA Europa League.
PROTEGIDO E BLINDADO
O mercado está com os olhos postos em Hornicek, mas o SC Braga está bem seguro: o guarda-redes tem contrato até 2028 e cláusula de rescisão de €30 M. António Salvador não o deixará sair por menos...