Sandro Baessa já tinha conquistado o ouro nos 1500 m disputados em Brisbane. Luís Franco/CPP
Sandro Baessa já tinha conquistado o ouro nos 1500 m disputados em Brisbane. Luís Franco/CPP

Sandro Baessa conquista segundo ouro na Austrália!

Depois de ter subido ao lugar mais alto do pódio nos 1500 metros, o português triunfou nos 400 m barreiras . Lenine Cunha já tem três medalhas nos Mundiais Virtus, na Austrália

Sandro Baessa conquistou esta segunda-feira a medalha de ouro nos 400 metros barreiras do Campeonato do Mundo Virtus, competição para atletas com deficiência intelectual, a decorrer em Brisbane, na Austrália, a segunda da sua conta pessoal e a 10.ª da seleção portuguesa no evento.

No terceiro dia da competição, a equipa das quinas conquistou mais um título mundial, com Sandro Baessa a regressar ao lugar mais alto do pódio depois do êxito nos 1500 metros, agora nos 400 m barreiras em 58,63 segundos.

Ana Filipe, depois do título mundial conquistado no triplo salto no primeiro dia de competição, arrecadou a medalha de prata ao ser segunda classificada no salto em comprimento (5,16 metros).

E ainda houve espaço para mais duas medalhas de bronze: Cristiano Pereira, terceiro classificado nos 3.000 metros obstáculos (10.38,36 minutos), e Lenine Cunha, que fechou o pódio no salto em comprimento (6,27 metros).

Esta foi a terceira medalha de Lenine Cunha, que já tinha conquistado o ouro no triplo salto, com a marca de 12,97 metros, enquanto a prata surgiu na prova do heptatlo, onde somou 3229 pontos. 

Neste terceiro dia, houve ainda eliminatórias de 200 metros, com Carina Paim (26,93 segundos) e Igor Oliveira (22,75) a avançarem para a final. O mesmo foi conseguido por Sandro Baessa, mas nos 800 metros.

Portugal, que defende na Austrália o título de Campeão do Mundo por equipas (T20), conquistado nos últimos Mundiais de Vichy (França’2023), soma um total de 10 medalhas, sendo cinco de ouro, três de prata e duas de bronze.

Este Campeonato do Mundo Virtus está a decorrer em Brisbane, nas instalações do Queensland Sport and Athletics Centre (QSAC), instalações que serão a pista de treino para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Brisbane 2032.