Remco Evenepoel estreia-se a vencer pela Red Bull em contrarrelógio por equipas
A nova era de Remco Evenepoel com as cores da Red Bull - BORA - hansgrohe começou da melhor forma, com uma vitória no contrarrelógio por equipas do Troféu Ses Salines, em Maiorca. A formação alemã superou a Movistar - que teve Nelson Oliveira no septeto - por apenas quatro segundos, numa prova emocionante em que a quarta classificada UAE Emirates, com António Morgado, perdeu 18 segundos para a vencedora.
Já a Caja Rural, de Iúri Leitão, perdeu 1.36 minutos para a Red Bull e Evenepoel, quedando-se na 12.ª posição entre 21 formações.
Num percurso plano e exposto ao vento no sul da ilha, a Red Bull completou a prova em 23.55,8 minutos, alcançando uma impressionante média superior a 59,4 km/h. Este triunfo marca o início de um novo capítulo para Evenepoel, que se transferiu da Soudal-Quick-Step.
👀🚴🏼♂️ Lo han llamado "𝐄𝐋 𝐅𝐈𝐂𝐇𝐀𝐉𝐄 𝐃𝐄𝐋 𝐒𝐈𝐆𝐋𝐎"
— Eurosport.es (@Eurosport_ES) January 29, 2026
🇧🇪 @EvenepoelRemco ya rueda con Red Bull-BORA en la crono por equipos de la #ChallengeMallorca
📺 Sigue sus primeros pasos en Eurosport 2️⃣ y @StreamMaxES #LaCasaDelCiclismo pic.twitter.com/m54GUdMEhE
Desde o início, o papel de Evenepoel foi claro. O ciclista belga assumiu de imediato a liderança da equipa, impondo um ritmo forte desde os primeiros quilómetros, em vez de ser protegido na sua estreia. Este esforço teve consequências visíveis, com a equipa a ser gradualmente reduzida ao número mínimo de quatro ciclistas necessários para que o tempo fosse contabilizado.
Nos quilómetros finais, Evenepoel foi visto a olhar para trás para verificar o estado do seu grupo, antes de voltar a acelerar para estabilizar a formação e recuperar a velocidade perdida.
A Movistar tinha estabelecido uma marca de referência difícil de bater, ao terminar com o tempo de 23.59,5, parecendo por momentos ter a vitória assegurada. No entanto, a Red Bull respondeu de forma implacável, recuperando a desvantagem nos momentos decisivos para vencer por uma margem de 3,7 segundos.
Atrás das duas equipas da frente, a Jayco AlUla completou o pódio, na terceira posição, com um tempo de 24.12.6. A UAE Emirates - XRG ficou em quarto lugar (24.14.1), seguida de perto pela Tudor Pro Cycling Team, em quinto.
Classificação Final (Top 5): 1.º Red Bull-BORA-hansgrohe: 23.55 minutos; 2.º Movistar: +4 segundos, 3.º Jayco AlUla: +:17 s; 4.º UAE Emirates: +18 s; 5º Tudor: +18 s