Râguebi: Japão de olho nos quartos de final do Mundial
Com a Inglaterra (de folga, defronta a Samoa na última jornada) apurada para a fase a eliminar, o Japão, no 2.º lugar, fica à espera do resultado do Argentina-Chile e adia as decisões para o decisivo embate com os Pumas, a 8 de outubro, dia em que se saberá qual das duas seleções apanhará o comboio das oito que continuam em prova.
Pure passion from @manusamoa #RWC2023 | #JPNvSAM pic.twitter.com/HxKyPUHtqq
— Rugby World Cup (@rugbyworldcup) September 28, 2023
Ao intervalo a equipa nipónica levava vantagem 17-8, enquanto no banco do pecado as duas nações estavam igualadas com um jogador sentado. Jonathan Taumateine, médio-formação do Manu Samoa recebeu a companhia do talonador japonês, Shota Horie, cartão amarelo que viria a ser analisado no bunker, sem mudar de cor.
What a pass this was!#RWC2023 | #JPNvSAM pic.twitter.com/3O8R2Uh8bo
— Rugby World Cup (@rugbyworldcup) September 28, 2023
Brilliance 🔥
— Rugby World Cup (@rugbyworldcup) September 28, 2023
Michael Leitch finished off the fantastic move for Japan's second try!#RWC2023 | #JPNvSAM pic.twitter.com/NHRpmhKspT
A igualdade numérica em campo, de novo a 15, (já com os dois jogadores regressados do banco do pecado) viria a ser desfeita com o vermelho de Ben Lam, ponta samoano, aos 47’. A placagem alta seria revista pelos ecrãs e elevou a cor do cartão amarelo dado inicialmente.
A inferioridade de homens resultou na superioridade no marcador do lado nipónico. Os japoneses elevaram a contagem para 25-8, aos 56’, mas um ensaio de Duncan Paia'aua e outro de Christian Leali'ifano (responsável ainda por dois pontapés de conversão), já nos instantes finais, poderiam ter terminado numa recuperação épica, o que não aconteceu e Samoa (3.ª, 6 pts) contentou-se com um ponto de bónus defensivo e o facto de ter marcado os mesmos três ensaios do seu opositor, dois deles a jogar com 14.
Determination!
— Rugby World Cup (@rugbyworldcup) September 28, 2023
Christian Leali'ifano scored late in the game to try and get @manusamoa back into it#RWC2023 | #JPNvSAM pic.twitter.com/0LR7P8ItT9