Quem é Darren Fletcher, o sucessor (para já) de Ruben Amorim
No comunicado em que confirmou a saída de Ruben Amorim, o Manchester United anunciou que Darren Fletcher iria orientar a equipa na próxima quarta-feira, em encontro frente ao Burnley, da Premier League.
O clube não lhe atribuiu qualquer cargo, mas segundo a imprensa inglesa Fletcher ficará como treinador interino — resta saber durante quanto tempo, admitindo-se até que o United possa tomar uma decisão sobre o sucessor definitivo de Amorim apenas no final da época, embora não seja provável.
Darren Fletcher, de 41 anos, era atualmente treinador da equipa de sub-18 dos diabos vermelhos. Mas é conhecido fundamentalmente pelo seu percurso de jogador, tendo atuado durante 20 anos no United, incluindo formação.
Nascido na Escócia a 1 de fevereiro de 1984, Darren Fletcher ainda passou pela formação do Celtic antes de chegar ao United em 1995, com 11 anos. Aos 15, assinou o primeiro contrato, e só não se tornou, então, no jogador mais novo representar o clube de Manchester porque as regras da Premier League impediam na altura que atletas com contratos de formação fossem utilizados.
Médio direito, era visto como sucessor de David Beckham, mas foi mais no centro do terreno que se foi afirmando na equipa de Alex Ferguson — estreou-se a 12 de março de 2003, em partida da UEFA Champions League. Até janeiro de 2015, quando saiu do United para o West Bromwich, Fletcher fez 342 jogos com a equipa principal, assinando 24 golos. Venceu cinco vezes a Premier League, uma Taça de Inglaterra, uma Taça da Liga, quatro Supertaças inglesas, a UEFA Champions League e o Mundial de Clubes.
Jogou dois anos e meio no West Bromwich e depois mais dois no Stoke City, até 2019. Um ano depois, voltou ao Manchester United para treinar os sub-16. Mais tarde juntou-se ao staff da primeira equipa e foi diretor técnico durante três anos. Em julho do ano passado, voltou aos bancos, à frente dos sub-18.
Darren Fletcher tem dois filhos gémeos, Jack e Tyler, que no domingo estiveram no banco (de onde não saíram) no empate do United em Leeds.
O antigo internacional escocês é o quinto treinador interino do Manchester United que fez parte das equipas de Alex Ferguson, depois de Ryan Giggs, Ole Gunnar Solskjaer, Michael Carrick e Ruud van Nistelrooy.