Ronaldo no momento em que sai de campo (Foto: LUSA/JOSE SENA GOULÃO)
Ronaldo no momento em que sai de campo (Foto: LUSA/JOSE SENA GOULÃO)

Quando vai ser conhecida a decisão da FIFA sobre o castigo a Ronaldo

Internacional português viu vermelho direto em Dublin, por agressão a adversário, e poderá falhar a estreia no Mundial 2026

A desastrosa viagem de Portugal até Dublin, onde perdeu com a República da Irlanda e adiou o carimbo no passaporte para a fase final do Mundial 2026, ficou manchada pela expulsão de Cristiano Ronaldo. O avançado do Al Nassr começou por ver o cartão amarelo após uma agressão a Dara O'Shea, mas, alertado pelo VAR, o árbitro do encontro viu as imagens e alterou a cor do cartão para vermelho.

Por se ter tratado de uma agressão, quer isto dizer que CR7 poderá ser castigado com dois jogos de suspensão e, para além de estar ausente do jogo com a Arménia, domingo, no Dragão, há a possibilidade, pois, de falhar a primeira jornada da fase de grupos do Mundial. Isto, claro está, caso Portugal se apure diretamente. Se for ao 'play-off', então Ronaldo falhará a primeira mão dessa eliminatória.

O castigo vai ser deliberado pelo Comité Disciplinar da FIFA, que, após as pausas para as seleções, reúne-se no início do mês seguinte, pelo que o maior goleador da história das seleções ficará a conhecer o castigo de que será alvo no início de dezembro, altura em que decorrerá também (dia 5) o sorteio da fase final. O organismo prevê um castigo de até três jogos por agressão, cotoveladas, mordidas ou cuspidelas, mas cada caso é avaliado de forma independente, pelo que o castigo poderá ser mais reduzido, sendo o de dois jogos o mais comum para situações destas.

No total da sua carreira, esta foi a 13.ª expulsão de Ronaldo, sendo a 9.ª por cartão vermelho direto. Foi expulso seis vezes pelo Real Madrid, cinco pelo Manchester United e uma pela Juventus.