Gabriel Albuquerque e Lucas Santos conquistaram o ouro na China. COP

Primeiro ouro para Portugal na China, mas também há prata e bronze!

A missão portuguesa conquistou três medalhas nos Jogos Mundiais que se realizam em Chengdu e onde compete em 10 modalidades

Gabriel Albuquerque e Lucas Santos garantiram a conquista do primeiro ouro para Portugal na China. Os ginastas conquistaram hoje a medalha de ouro na competição de trampolim sincronizado dos Jogos Mundiais, a decorrerem em Chengdu.

Os dois ginastas somaram 31.790 pontos para garantir a subida ao lugar mais alto do pódio, face aos 15.810 dos Países Baixos, medalha de prata. A medalha de bronze foi para a Alemanha, com 52.450, que se superiorizou à França.

Em pares mistos, igualmente em trampolim sincronizado, Lara Fernandes e Guilherme Henriques mantiveram o 2.º lugar da qualificação e garantiram a conquista da medalha de prata, na final, com 28.540 pontos. A Ucrânia somou 29.110 e ganhou o ouro, ao passo que Israel ficou com o bronze (28.250).

A terceira medalha do dia surgiu na final da competição de pares femininos de ginástica acrobática. Beatriz Carneiro e Inês Faria ganharam a medalha de bronze com 27.770. A Bélgica ficou com o ouro (28.620) e a Ucrânia com a prata (28.270).

Sílvia Cruz foi hoje a primeira portuguesa de sempre a competir na arte marcial chinesa wushu, no combinado nanquan-nandao, e terminou em oitavo lugar, com 9.443 pontos. Amanhã compete em nanquan, que ditará a classificação final.

As seleções portuguesas masculina e feminina de andebol de praia venceram, respetivamente, a Alemanha (2-1) e a China (2-0), na segunda jornada da ronda preliminar, que ordena as seleções para a fase a eliminar.

Seleção portuguesa de andebol de praia defronta amanhã a Croácia nos Jogos Mundiais

Amanhã, sábado, as seleções portuguesas vão defrontar as congéneres da Croácia, que seguem na última posição de cada um dos grupos, tanto no masculino como no feminino, sem qualquer ponto.

Portugal ocupa a terceira posição do Grupo A, em masculinos, com dois pontos, liderado pelo invicto Brasil, com quatro, e segue em segundo no Grupo B, em femininos, igualmente com dois pontos, que é comandado pela Argentina, com quatro.

No corfebol, Portugal estreou-se com uma derrota (29-12) frente aos Países Baixos, seleção que lidera o ranking mundial, com os parciais de 6-5, 8-3, 7-2 e 8-2. O próximo adversário, sábado, será a anfitriã China.

Os Jogos Mundiais começaram quinta-feira e decorrem até 17 de agosto, constituindo um evento internacional em que são disputadas modalidades não olímpicas, mas que são reconhecidas pelo Comité Olímpico Internacional (COI).

Portugal vai marcar presença nos Jogos Mundiais com 53 atletas, distribuídos por 27 eventos de medalha, de um total de 10 disciplinas: andebol de praia, canoagem (maratona), corfebol, breaking, ginástica acrobática, ginástica de trampolins, jiu-jitsu, patinagem de velocidade, triatlo e ainda wushu, uma arte marcial.