Presidente da Federação Italiana acusado de lavagem de dinheiro
A Itália está a ser assolada pela revelação de várias informações potencialmente danosas sobre figuras públicas do país, num caso denominado de Dossieraggio. Entre eles está Gabriele Gavina, investigado por um caso que remonta ao seu período enquanto presidente da Lega Pro (3.ª divisão italiana).
Gavina é acusado pelo Ministério Público italiano de, entre 2015 e 2018, desviar dinheiro proveniente dos direitos televisivos desse campeonato para comprar uma residência em Milão.
Segundo a imprensa italiana, os advogados de Gavina já expressaram toda a colaboração para com a investigação e estão confiantes de que o presidente do FIGC será declarado inocente.
A polémica com Luis Suárez
Apesar de nunca ter jogado em Itália, o avançado Luis Suárez esteve próximo de assinar pela Juventus em 2020. Tal não se materializou, mas, após sugestão dos bianconeri, Suárez acabou por se candidatar à dupla nacionalidade uruguaia e italiana. Para isso, em setembro desse ano, fez um exame de italiano que está agora envolto em polémica.
Luis Suarez in Perugia to take his Italian exam and become an 🇮🇹 citizen 👀
— Italian Football TV (@IFTVofficial) September 17, 2020
📽️ @lucabianchin7 pic.twitter.com/Rw4ckGAYxk
Segundo o Tuttosport, a legitimidade desse teste está a ser investigado, após denúncias de alguns professores da Universidade para Estrangeiros de Peruggia, onde teve lugar a prova.
A mesma fonte afirma que, caso as suspeitas se venham a confirmar, a Juventus não será acusada de nada.