Presidente da CBF afastado do cargo pela Justiça por suspeita de fraude
Apenas três dias depois de ter sido oficializada a contratação de Carlo Ancelotti como o novo selecionador do Brasil, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, foi afastado do cargo pela Justiça, por suspeita de fraude.
Para já, antes das eleições, é Fernando Sarney quem o substitui, o vice-presidente que criou petições na Justiça durante as últimas semanas para tirar o seu compatriota do poder.
«Pelo exposto, determino: 1 - O afastamento da atual diretoria da CBF; 2 - que o Vice-Presidente da CBF, Fernando José Sarney, realize a eleição para os cargos diretivos da CBF, na qualidade de interventor, o mais rápido possível, obedecendo-se os prazos estatutários, ficando a seu cargo, até a posse da diretoria eleita, os poderes inerentes à administração da instituição, dispostos no art.7º do Estatuto da Entidade», justificou a Justiça.
Em causa está uma suspeita de fraude, mais concretamente relacionada com a eleição de Ednaldo em 2022. O mau estado de saúde de Coronel Nunes, um dos ex-dirigentes da CBF que assinou o documento legível para o mandato do seu compatriota, foi o que levou à anulação do acordo.
«Declaro nulo o acordo firmado entre as partes, homologado outrora pela corte superior, em razão da incapacidade mental e de possível falsificação da assinatura de um dos signatários, António Carlos Nunes de Lima, conhecido por Coronel Nunes, que há muito não tem condições de expressar de forma consciente sua vontade», disse Gabriel de Oliveira Zéfiro, juíz do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.