Reação de Irão ao fecho do Estreito de Ormuz
Reação de Irão ao fecho do Estreito de Ormuz

Preços do gás e do petróleo em queda acentuada após cessar-fogo no Irão

Acordo com EUA inclui abertura do estreito de Ormuz; o encerramento do estreito por onde passa 20% do petróleo consumido em todo o planeta aconteceu a 2 de março, após os primeiros ataques bélicos dos EUA e de Israel

Os preços do gás e do petróleo registaram uma forte descida nos mercados europeus, uma reação direta depois de o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter acordado um cessar-fogo de duas semanas com o Irão. As negociações abertas incluem a reabertura do Estreito de Ormuz.

Na abertura do mercado, o preço do gás na Europa sofreu uma queda de aproximadamente 20%. O contrato de futuros neerlandês TTF, que serve de referência para o mercado europeu, desvalorizou 19,24%, fixando-se nos 43 euros por MWh, pouco depois das 7 horas de Lisboa. Momentos antes, a queda tinha chegado a ultrapassar os 20%, atingindo um mínimo de 42,5 euros.

No mercado petrolífero, a tendência foi semelhante. O preço do crude West Texas Intermediate (WTI), a referência norte-americana, recuou 14,53%, estabelecendo-se nos 96,54 dólares por barril (82,64 euros). Por sua vez, o crude Brent do Mar do Norte, referência global, caiu 13,13% para 94,92 dólares (81,25 euros).

Este alívio teve também um impacto positivo nos mercados financeiros já abertos e as bolsas asiáticas reagiram com fortes subidas. O índice Nikkei, da Bolsa de Tóquio, valorizou 5,33%, enquanto o Kospi, em Seul, disparou quase 7%. Também se registaram ganhos significativos em Taipé (+4,47%), Sydney (+2,66%) e Hong Kong, onde o índice Hang Seng subiu cerca de 3% após um feriado prolongado.