Luka Doncic e Jaxson Hayes pode passar o verão juntos a jogar      Fotografia Imago
Luka Doncic e Jaxson Hayes pode passar o verão juntos a jogar Fotografia Imago

Hayes vai jogar ao lado de Doncic nos Lakers e... pela Eslovénia

Natural do estado de Oklahoma, poste dos californianos não quer perder a oportunidade de poder disputar um Mundial e possivelmente os Jogos Olímpicos de 2028

O poste dos Los Angeles Lakers, Jaxson Hayes, está muito perto de obter a cidadania eslovena, um processo que lhe permitirá representar a seleção da Eslovénia ao lado da estrela Luka Doncic, companheiro de equipa nos californianos. A naturalização está na fase final e poderá ficar concluída a tempo de Hayes participar nas janelas de qualificação, em julho e agosto, para o Mundial da FIBA.

A intenção de Hayes, de 25 anos, foi confirmada pelo próprio em outubro, alinhando-se com a estratégia da federação da Eslovénia, a qual procura uma solução a longo prazo para a posição de poste, visando a estabilidade da equipa nacional em competições futuras. Sendo apenas um ano mais novo que Doncic, Hayes é visto como uma peça ideal para esse projeto.

A ligação entre os dois jogadores é facilitada pelo facto de partilharem o mesmo agente. «Os meus pais e os pais dele [Luka] estão a tratar disso neste momento», revelou Hayes à ESPN, explicando a motivação para representar a Eslovénia.

«Os Estados Unidos não fazem treinos abertos. E sinto que há jogadores que convidam para o estágio da seleção que não deviam lá estar. Por isso, quero apenas jogar num palco desses. Farei o que for preciso para atuar nesse palco», lamentou o poste natural da cidade de Normal, no estado de Oklahoma, criticando a falta de oportunidades na sua seleção americana.

Atualmente a cumprir a sua sétima temporada na NBA, Hayes foi a oitava escolha do draft de 2019, tendo representado anteriormente os New Orleans Pelicans. Esta época, ao serviço dos Lakers, apresenta médias de 6,4 pontos e 3,9 ressaltos em 18 minutos. Há dois dias foi anunciado que aceitou o convite para marcar presença no Concurso de Afundanços do All-Star Weekend da NBA, que se realizará entre 13 e 15 de fevereiro no Intuit Dome, em Los Angeles, Pavilhão dos Clippers .

Recorde-se que a Eslovénia tem um historial de sucesso com basquetebolistas naturalizados. Anthony Randolph foi uma figura crucial na conquista do EuroBasket-2017, enquanto Mike Tobey assumiu a posição de poste titular nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, no EuroBasket-2022 e no Mundial-2023.

Na fase de qualificação para o Mundial, a Eslovénia integra um grupo com a República Checa, a Estónia e a Suécia. Sem poder contar com Doncic visto a NBA não permitir que os seus atletas representem as seleções nacionais durante o período de competição da Liga, a equipa somou uma vitória contra a Suécia e uma derrota frente à Estónia. As próximas janelas de qualificação, onde se espera que a dupla Doncic-Hayes possa atuar em conjunto, decorrem de 29 de junho a 7 de julho e de 24 de agosto a 1 de setembro.