Portugal perdeu no quinto set com Espanha na qualificação para o EuroVolley 2026 (Foto CEV)

Portugal perde, mas sonho do EuroVolley 2026 está cada vez mais real

Seleção nacional feminina foi derrotada por Espanha, por 2-3, mas pode carimbar passaporte para o Campeonato da Europa no domingo, em Santo Tirso, frente à Geórgia

A seleção portuguesa feminina de voleibol perdeu, em cinco sets, com a sua congénere espanhola, por 2-3, em jogo do grupo E da fase de qualificação para o Campeonato da Europa de 2026, disputado em Lugo, e terá de vencer a equipa da Geórgia, no próximo domingo, em Santo Tirso, para ter ainda aspirações a ser um dos cinco melhor segundos classificados (entre sete) e garantir assim o apuramento para o torneio continental que se disputará na Turquia, Chéquia, Azerbaijão e Suécia.

Portugal não entrou bem no encontro e cedeu o primeiro set por conclusivos 25-18, reagindo no segundo para empatar com também claros 20-25. A formação lusa, que já tinha sido derrotada pela espanhola, em casa, por 0-3, há pouco mais de um ano, no segundo jogo do agrupamento, voltou a posição de desvantagem neste duelo na Galiza (2-1, após terceiro set a 25-20). As anfitriãs, a quem bastava a vitória num set neste jogo, tiveram oportunidade de conquistar novo triunfo, mas na quarta partida enfrentaram feroz oposição das portuguesas, que estiveram quase sempre em vantagem, para fecharem com 23-25 e forçar ao quinto set.

Portugal perdeu no quinto set com Espanha na qualificação para o EuroVolley 2026 (Foto CEV)

Nesta última e decisiva contenda, Portugal acusou desgaste físico e anímico e não resistiu ao melhor jogo de Espanha, que esteve implacável a partir do empate a três, passando para a liderança, alargando-a paulatinamente até final 15-8.  Alice Clemente, com 16 pontos, foi a melhor finalizadora da seleção das quinas.

Após o jogo, o selecionador nacional Hugo Silva expressava sentimentos mistos. «A primeira sensação é que estamos aborrecidos porque perdemos, não é? E temos de ficar aborrecidos. Creio que quem quer jogar a este nível e quem quer crescer muito e chegar a Europeus e Mundiais tem de vencer, mesmo a Espanha, não é? E ainda por cima, quando sentimos que o jogo podia estar mais para nós do que para elas...», começou por afirmar o técnico, que mantém a confiança no apuramento. Portugal é segundo no grupo, mas precisa ser um dos cinco melhores entre sete para estar no CEV EuroVolley no próximo ano.

Portugal deu muito boa réplica a Espanha em jogo do grupo de apuramento para o EuroVolley (CEV)

«De qualquer forma, dependemos só de nós. Temos um jogo pela frente, é um jogo que temos de encher o pavilhão de Santo de Tirso, para que esta menor experiência se apague um pouquinho. Porque o peso e a carga do jogo vai estar lá, independentemente do adversário ser outro. Queremos assumir o favoritismo, mas vamos precisar do apoio do público e que, mais uma vez, funcionemos como equipa, como é óbvio».

Hugo Silva tem as contas da qualificação na cabeça. «Ganhar 3-0 ou 3-1 pode ser suficiente, uma vez que os segundos classificados dos outros grupos podem estar piores. Temos de ganhar o jogo e ganhar por preferência 3-0 que é para não andar a fazer muito mais contas», concluiu o selecionador.