Portugal com comitiva recorde no Europeu de Touch Rugby
Portugal vai marcar presença nos European Touch Championships com uma delegação sem precedentes de mais de 90 atletas, distribuídos por seis Seleções Nacionais.
A comitiva nacional irá competir no evento que decorre em Vichy, França, entre 20 e 27 de julho. Esta participação histórica contará com as seleções de Mixed Open, Women’s 27 (W27), Men’s 30 (M30), Men’s 40 (M40), Men’s 50 (M50) e Men’s 55 (M55). A acompanhar os mais de 90 atletas estará uma equipa técnica composta por 18 elementos, entre diretores de equipa, treinadores e fisioterapeutas.
O Touch Rugby é uma variante do rugby sem contacto físico e placagens, que nasceu na Austrália nos anos 60 e se destaca pelo caráter inclusivo. Desde a sua fundação oficial em 2017, com o apoio da Federation of International Touch (FIT) e da Federação Portuguesa de Rugby (FPR), a TRP tem sido o motor do desenvolvimento da modalidade sob o lema «Touch Rugby, um desporto para todos, em qualquer lugar».
«Enviar a nossa maior comitiva de sempre a um Europeu é o culminar de anos de trabalho. O crescimento exponencial da modalidade é hoje uma realidade, visível nos nossos cerca de 18 clubes e 450 atletas registados, com uma previsão de crescimento para 25 clubes já nos próximos anos», afirmou, destacando que a participação «só é possível graças ao apoio dos nossos patrocinadores e ao empenho incansável de jogadores, treinadores e árbitros, que são a base do nosso sucesso», explicou João Pereira de Faria, responsável pela comunicação do projeto.
Em Inglaterra, duas seleções jovens (Boys 15 e Boys 18) participarão também no European Youth Touch Championships, em Coventry, de 13 a 16 de agosto.