Portugal bate Eslováquia e lidera corrida ao Europeu

A Seleção Nacional de sub-17, orientada por Filipe Ramos, venceu na tarde desta quarta-feira, no Estádio do Fontelo, em Viseu, a sua congénere da Eslováquia por 2-0, na estreia da equipa das quinas no Grupo 5 de apuramento da Ronda de Elite para o Europeu-2023, cuja fase final irá decorrer na Hungria, de 17 de maio a 2 de junho.

No primeiro dos três jogos, Portugal inaugurou o marcador aos 6’, por Martim Ferreira, que ao primeiro poste, oportuno, desviou para as redes a bola após canto cobrado da direita do ataque luso. Aos 89’, um belo remate de Rodrigo Duarte fixou o resultado final, que dá a Portugal, para já, a liderança do agrupamento, num jogo em que o guardião português, Gonçalo Ribeiro, foi quase mero espectador: a Eslováquia nunca sequer o testou, e as melhores ocasiões de golo foram todas lusitanas.

Gil Martins (43’) e Nuno Patrício (78’) poderiam ter descansado os 450 espectadores nas bancadas do Fontelo mais cedo, mas o guardião eslovaco, Hudók, com duas boas intervenções, adiou o 2-0.

A Seleção sub-17 volta a entrar em campo sábado, dia 25 do corrente mês, no Estádio João Cardoso, em Tondela, para defrontar a Polónia (15 horas), seleção que neste mesmo dia, e no outro jogo desta ronda inaugural do Grupo 5 da Ronda de Elite, venceu a Rep. Checa por 1-0.

Recorde-se que só os vencedores de cada um dos oito grupos da Ronda de Elite e os sete melhores segundos classificados garantem o apuramento direto para estar na Hungria, na fase final do Europeu da categoria, em maio e junho, que terá 16 seleções: 15 apuradas mais a anfitriã, Hungria.

Para a história, a formação de Portugal neste dia:  Gonçalo Ribeiro; Martim Fernandes, João Fonseca (Guilherme Gaspar, 83’), Gonçalo Oliveira e Rayhan Momade; João Teixeira (Diogo Lobão, 66’), Martim Ferreira e João Simões; Gonçalo Moreira (Rodrigo Duarte, 75’); Gil Martins (Olívio Tomé, 66’) e Nuno Patrício (Gonçalo Sousa, 83’). Guilherme Ribeiro, Guilherme Gaspar, Tiago Parente, Rodrigo Duarte, Olívio Tomé, Diogo Lobão, Samuel Sousa, Gonçalo Sousa e Veríssimo Antunes foram suplentes não utilizados.

A Eslováquia, orientada por Marek Bazik, apresentou-se da seguinte forma: Húdok; Ragan, Kutka, Lami e Dovicák; Jurista (Petruska, 65’), Henyig (Ziga, 46’) e Fasko (Baláz, 86’); Kósa (Patzak, 65’), Dikos e Korba (Rusnák, 70’). Petrúfka, Baláz, Buvoccan, Patzak, Petruska, Sagan, Rusnak e Ziga foram suplentes não utilizados no jogo de Viseu.

O árbitro Mervan Bejtullahu, do Kosovo, mostrou quatro cartões amarelos: um para Portugal, a Nuno Patrício (27’), três aos eslovacos - Fasko (32’), Korba (43’) e Henyig (45+2’).

«Foi uma vitória justa, fomos superiores. Entrámos com o pé direito e estamos confiantes. A Eslováquia foi um adversário difícil, mas entrámos bem e dominámos. Se o golo tivesse surgido mais cedo teríamos ganho por mais. Mas estamos motivados para vencer os dois jogos que faltam, com mais dois adversários difíceis», afirmou Gonçalo Sousa, que entrou no encontro aos 83’, no final, citado pelo site da Federação Portuguesa de Futebol.

Portugal e Polónia lideram o Grupo 5, com 3 pontos, Polónia e Rep. Checa ainda não pontuaram (zero pontos).

Sábado, dia 25 do corrente mês, além do Portugal-Polónia em Tondela, a Rep. Checa defronta a Eslováquia em Santa Comba Dão (11 horas).

Na terça-feira, dia 28 do corrente mês, Portugal defronta a Rep. Checa de novo em Viseu, no Estádio do Fontelo (15 horas), enquanto Eslováquia e Polónia se defrontam à mesma hora no Parque Desportivo Sant'Ana, em Penalva Castelo.