Lando Norris recebeu, na sexta-feira, o primeiro título de campeão do Mundo de Fórmula 1 e teve a companhia da namorada, a atriz portuguesa Margarida Corceiro
Lando Norris recebeu, na sexta-feira, o primeiro título de campeão do Mundo de Fórmula 1 e teve a companhia da namorada, a atriz portuguesa Margarida Corceiro - Foto: IMAGO

Por que razão o primeiro teste de Fórmula 1 em 2026 será à porta fechada?

Em vez de ser um muito aguardado primeiro olhar para 2026, o teste inaugural da Fórmula 1 decorre longe de olhares de fora; introdução dos novos sistemas de propulsão na origem da decisão

Nos últimos anos, tornou-se prática comum que os testes de pré-temporada da Fórmula 1 fossem transmitidos na íntegra, com gráficos televisivos e comentários, na plataforma oficial do campeonato mundial.

No entanto, isso vai mudar na próxima semana, quando o primeiro dos três testes de pré-temporada deste ano for realizado em Barcelona. Decorrerá de segunda a sexta-feira, mas cada equipa só poderá estar em pista em três dos cinco dias para a preparação na Catalunha.

Oficialmente, este teste tem o estatuto de 'sessão de shakedown fechada', organizada pelas equipas e não pela FIA ou pela Fórmula 1. Por esta razão, não só não haverá transmissão televisiva do teste, como também não será permitida a entrada de representantes dos meios de comunicação social no paddock durante esta sessão de shakedown.

De certa forma, a Fórmula 1 regressará ao seu passado, quando todos os testes eram realizados de forma semelhante em várias localizações pela Europa e não só. Mas qual é a razão para este secretismo, uma vez que todas as equipas estarão presentes neste teste em Barcelona?

A resposta está relacionada com a introdução dos novos sistemas de propulsão, que substituem os anteriores motores turbo-híbridos. Nos primeiros testes em 2014, as equipas tiveram sérias dificuldades técnicas com os então novos sistemas de propulsão turbo-híbridos e passaram grande parte do tempo nas garagens. Para referência, no primeiro dia dos testes de pré-temporada, há 12 anos, as dez equipas que chegaram a tempo para o início dos testes em Jerez completaram um total de 93 voltas.

Agora, as equipas e os responsáveis do campeonato querem evitar problemas e, por essa razão, o primeiro teste será à porta fechada, para que as equipas e os fabricantes de sistemas de propulsão possam cumprir os seus programas tranquilamente.

No entanto, isso não acontecerá durante os dois testes no Bahrein, que se realizarão de 11 a 13 e de 18 a 20 de fevereiro. Aí, veremos a cobertura tradicional dos últimos anos, com um conjunto completo de câmaras, gráficos, comentários e análises em tempo real, tal como acontece durante os fins de semana de corrida no campeonato mundial.

Lando Norris é o campeão em título.