Poderá Christian Horner aliar-se a um antigo rival para voltar à Fórmula 1?
O antigo chefe de equipa da Red Bull, Christian Horner, ainda tem contrato com a empresa de bebidas energéticas, mas já pondera seriamente um regresso à Fórmula 1. É o que afirma o jornalista britânico Joe Saward, que apontou uma hipótese interessante para Horner voltar a trabalhar no campeonato mundial.
Logo após a saída de Horner da Red Bull, surgiram informações de que ele tentaria regressar ao desporto como acionista de alguma equipa, provavelmente a Alpine. No entanto, o novo CEO da Renault, François Provost, anunciou entretanto que o gigante automóvel não tem intenção de vender a equipa Alpine de Fórmula 1.
Saward afirma que existe interesse na Fórmula 1 por parte da Coreia do Sul. E isso só pode significar uma coisa: outro gigante automóvel – a Hyundai. O chefe de equipa da Hyundai Motorsport é Cyril Abiteboul, antigo chefe da Renault Sport na Fórmula 1 e com quem Horner teve inúmeras disputas em 2014, devido aos problemas com os motores turbo dos franceses. Mais tarde, surgiu também tensão entre os dois devido a Daniel Ricciardo, que deixou a Red Bull para se juntar à Renault.
O futuro da Hyundai no Campeonato Mundial de Ralis permanece incerto para além do final de 2026. A empresa iniciou um projeto para participar no Campeonato Mundial de Resistência e em Le Mans, que será sob a marca de luxo Genesis. E a Fórmula 1 seria o campeonato que poderia consolidar a Hyundai como um participante global ao nível da Toyota.
Até agora, Abiteboul não comentou em detalhe a possibilidade da Hyundai entrar na Fórmula 1, principalmente devido aos enormes investimentos necessários. Mas, com os sucessos alcançados no WRC nas últimas temporadas, ele certamente conquistou a confiança dos altos executivos do gigante, e um projeto deste tipo não está de todo excluído. Na última discussão sobre a expansão do programa de desportos motorizados da Hyundai, decidiu-se que Le Mans e o WEC seriam a solução mais vantajosa. Resta saber se a Hyundai está preparada para lutar seriamente pelo 12.º lugar na grelha de partida da Fórmula 1 e se Horner tem algo a oferecer a Abiteboul.