'Play-off': histórico favorável à Liga 2

O passado não ganha jogos, mas a tendência tem sido claramente benéfica para as formações do escalão secundário. Aves SAD procura segundo sucesso consecutivo, desta feita para manter-se na elite lusa

Aves SAD e Vizela começam este sábado a travar luta de 180 minutos pela última vaga disponível na próxima edição da Liga.

Frente a frente, na Vila das Aves, esta noite (19h45), estarão o 16.º classificado da elite nacional e o 3.º classificado da Liga 2. É verdade que a história não ganha jogos, mas não o é menos que tendencialmente o play-off tem sorrido às formações do escalão secundário que nele participam, ou seja, o terceiro classificado do escalão secundário tem vindo a garantir sucessivamente a presença entre os grandes na Liga.

Na primeira temporada após o regresso deste formato, no final de 2019/20, o Rio Ave terminou em 16.º lugar na Liga, enquanto o Arouca foi 3.º na Liga 2. No play-off, os arouquenses venceram ambas as partidas: 3-0 em casa e 2-0 em Vila do Conde.

Na época seguinte, 2021/22, foram Chaves e Moreirense a disputarem a última vaga no principal escalão. O Chaves, como terceiro classificado da Liga 2, começou a jogar em casa e venceu por 2-0, com golos de João Teixeira (15’) e João Correia (67’), encaminhando o regresso dos transmontanos ao escalão principal. Na segunda mão, o Moreirense ainda venceu por 1-0, com golo de Paulinho (25’), mas não foi suficiente para evitar a descida.

José Mota assumiu o Aves SAD a duas jornadas do fim da Liga (Foto: Aves SAD)

Em 2022/23, houve duelo entre o Marítimo e o Estrela da Amadora. A equipa lisboeta, determinada a regressar ao topo do futebol luso 14 anos depois, venceu o primeiro jogo por 2-1, no Estádio José Gomes, com golos de Régis Ndo (3’) e Jean Filipe (80’); Cláudio Winck (87’) marcou para os madeirenses. Na segunda mão, o Marítimo venceu também por 2-1, com Jesús Ramírez a marcar aos 90+6’, garantindo o empate no agregado. A subida foi decidida nas grandes penalidades, com o Estrela a vencer por 3-2 e a regressar ao convívio dos grandes.

Técnico salienta que o Vizela merecia a subida direta, mas continua a sonhar com a Liga (Foto: Homem de Gouveia/LUSA)
O treinador Fábio Pereira defendeu que o seu Vizela merecia a subida direta, mas não desiste de sonhar com a Liga (Foto: Homem de Gouveia/LUSA)

NÃO HÁ UMA SEM DUAS?

Na época passada, o confronto foi entre o Portimonense (16.º da Liga) e o Aves SAD (3.º da Liga 2). A equipa avense, então orientada por Jorge Costa, e muito motivada pela possibilidade de subir de divisão, venceu ambas as partidas pelo mesmo resultado: 2-1. Benny foi a figura do play-off: marcou aos 89' na primeira mão e aos 47' no segundo jogo. Ou seja, o histórico do play-off da Liga não deixa dúvidas: o terceiro classificado da Liga 2 tem sido mais feliz do que o 16.º da Liga.

Será o Vizela capaz de manter a tendência ou será o Aves SAD a levar de vencida o segundo play-off consecutivo, desta feita para garantir a permanência?

Poderá também interessar-lhe (vídeo):