Piloto de MotoGP fratura perna durante treino não-oficial
O piloto da equipa Gresini, da Ducati, Fermin Aldeguer, sofreu uma lesão grave durante um treino não-oficial esta quinta-feira no Circuito Aspar, em Valência.
O teste foi organizado pelo campeão do mundo Marc Márquez, que reuniu em Espanha um grupo de pilotos de MotoGP para dois dias de testes de preparação para a temporada de 2026.
Além de Marc e do seu irmão Alex Márquez, aos comandos de Ducati Panigale V2 modificadas para utilização na via pública, Aldeguer, que se estreou no MotoGP em 2025, também rodou no circuito que é propriedade de Jorge Martínez Aspar, com uma Yamaha R6.
No primeiro dia do teste de dois dias, o piloto espanhol de 20 anos sofreu uma queda violenta e teve de ser evacuado de ambulância para uma unidade hospitalar de Valência. Num breve comunicado nas redes sociais, Gresini afirmou que Aldeguer «sofreu uma fratura na diáfise do fémur esquerdo durante um treino em Valência e deverá ser submetido a uma cirurgia amanhã em Barcelona».
Com base em fotos que circulam na internet, Aldeguer estava a treinar com uma Yamaha R6, uma vez que a Ducati não lhe tinha fornecido uma moto para os treinos. A R6 é uma moto desportiva de 600cc que produz 140 cv e é utilizada por muitos outros pilotos para treino.
Após a cirurgia, o espanhol vai enfrentar uma corrida contra o tempo para completar a reabilitação e estar pronto para o início da pré-temporada, que começa a 3 de fevereiro em Sepang com os primeiros testes de inverno.
O segundo teste de pré-época realizar-se-á em Buriram, na Tailândia, nos dias 21 e 22 de fevereiro.