Sexta-feira ficaremos a conhecer o novíssimo Audi de F1 (foto Audi)
Sexta-feira ficaremos a conhecer o novíssimo Audi de F1 (foto Audi)

O primeiro carro de 2026 entra em pista na sexta-feira

A estreante Audi vai testar o seu monolugar em Barcelona pelos dois pilotos da equipa

O primeiro monolugar de Fórmula 1 da Audi irá para a pista já esta sexta-feira, em Barcelona. Segundo o Motorsport.com, o novo R26 cumprirá um dia de filmagens, com os pilotos da equipa, Nico Hulkenberg e Gabriel Bortoleto, ao volante.

A Audi será, assim, a primeira equipa a rodar em pista na nova era da Fórmula 1, marcada por novos regulamentos que introduzem a aerodinâmica ativa e uma maior prevalência da componente elétrica das motorizações.

Esta possibilidade de começar um pouco mais cedo poderá ser relevante para o construtor alemão. Apesar de a Audi já dar nome à equipa, no seu primeiro ano na Fórmula 1 atuará apenas como fornecedora de motores, uma vez que o chassis continuará a ser construído e desenvolvido pela estrutura da Sauber. A equipa suíça competiu na categoria até 2025 e foi totalmente adquirida pelo fabricante do Grupo Volkswagen em 2024.

De acordo com o regulamento desportivo, os dias de rodagem — designados Eventos Promocionais — permitem ao R26 percorrer até 200 quilómetros, o que corresponde a um máximo de 42 voltas ao circuito de Barcelona. O carro estará equipado com pneus de demonstração da Pirelli, diferentes dos compostos utilizados nos testes oficiais e nos Grandes Prémios.

Cada equipa tem direito a dois dias de filmagens ao longo do ano, sendo expectável que as rivais da Audi aproveitem esses dias para testar os seus novos monolugares antes do início da temporada.

A Audi realizará a apresentação oficial da temporada em Berlim, no dia 20 de janeiro, antes do primeiro teste de pré-temporada, que terá lugar entre 26 e 30 de janeiro, em Barcelona.