Oskar Pietuszewski teve impacto imediato na estreia pelo FC Porto - Foto: Rogério Ferreira/KAPTA+
Oskar Pietuszewski teve impacto imediato na estreia pelo FC Porto - Foto: Rogério Ferreira/KAPTA+

«Pietuszewski? Quando começar a jogar mais no FC Porto...»

Jerzy Brzeczek, selecionador dos sub-21 da Polónia, considera, em exclusivo a A BOLA, que o FC Porto deitou a mão ao «melhor jovem de uma excelente geração». Não exclui chamada do camisola 77 à seleção principal a curto prazo

«Não vi o jogo do FC Porto com o Vitória de Guimarães, porque estou na Turquia em trabalho, mas não me surpreende», atira Jerzy Brzeczek, selecionador dos sub-21 da Polónia, ao ser questionado por A BOLA sobre a (muito) promissora estreia de Oskar Pietuszewski com a camisola azul e branca, no domingo.

«Ele é muito jovem, sim, mas tem uma mentalidade e um caráter muito fortes para a idade que tem. Trabalha muito arduamente nos treinos. O talento que tem é grande, mas a mentalidade é de topo. Tenho de destacar isso», reforça o técnico. «É muito forte no drible, mas o mais importante é que recusa ficar parado quando a equipa perde a bola», enaltece, no que se assemelha a um retrato perfeito da amostra deixada pelo novo camisola 77 nos cerca de 20 minutos que esteve em campo na Cidade Berço.

A entrega de Pietuszewski e a acutilância demonstrada na hora de ir para cima dos adversários deixou água na boca dos portistas e a porta ficou aberta a mais oportunidades no futuro próximo, embora Oskar vá falhar o duelo de quinta-feira em Plzen, por ainda não estar inscrito na Liga Europa. Quando a utilização no FC Porto for regular, outra oportunidade virá, antecipa o selecionador. «Quando começar a jogar mais no FC Porto, estará pronto para a seleção principal da Polónia», atira Brzeczek, remetendo a decisão final para Jan Urban, treinador de «muita experiência».

«Temos tempo, faltam dois meses para os próximos compromissos da seleção. Quando acontecer, ficarei muito feliz, tal como ficarei se continuar a contar com ele nos sub-21. Para nós, é muito importante que um jogador tão jovem esteja já num clube tão grande. É fundamental para o futuro. Veremos o que decidirá o selecionador nacional», refere.

Aos olhos de Jerzy Brzeczek, que já viu Pietuszewski marcar quatro golos em seis jogos sob a sua orientação, o FC Porto assegurou ao «maior talento de uma excelente geração jovem» e augura um futuro de excelência ao pupilo. «A mentalidade é chave e a do Oskar é muito forte. Acredito que pode chegar ao nível de um Barcelona ou Bayern no futuro. O talento é essencial, mas quando não se tem um caráter forte, não há hipótese de chegar ao nível mais alto no futebol. E o Oskar tem essas características cruciais, mesmo sendo tão jovem», reitera o antigo internacional polaco.

Jerzy Brzeczek, selecionador dos sub-21 da Polónia

O 'puto' desinibido que, afinal, é... adulto

Como A BOLA já tinha dado conta no final do estágio do FC Porto no Algarve, a maturidade demonstrada por Pietuszewski desde os primeiros dias como dragão deixou excelentes sensações no plantel, equipa técnica e estrutura, tendo agora aliado essas qualidades a uma confiança acima da média no relvado, quer em contexto de treino, quer competitivo, como se viu, de resto, em Guimarães.

Galeria de imagens 31 Fotos

Oskar é desinibido e não se acanha por ter apenas 17 anos, mostrando uma postura adulta, faceta que Farioli elogiou após o triunfo de domingo. Em termos de relações, o ex-Jagiellonia tem demonstrado grande proximidade para com os compatriotas Bednarek e Kiwior. Quem sabe se, em breve, não haverá prolongamento na seleção da Polónia...