FC Porto: Diogo Costa sobe ao topo da Europa após ultrapassar Raya e... Trubin
Minuto 68 do Vitória de Guimarães-FC Porto: Tony Strata arranca pelo corredor direito do ataque vimaranense e cruza para o segundo poste, onde, livre de marcação, surge Lebendenko a cabecear à queima-roupa. Muitos terão sido os portistas a susterem a respiração nesse momento, apenas para soltarem um suspiro de alívio logo depois, pois entre o lateral ucraniano e o festejo do golo estava 'São' Diogo Costa.
Com a perna esquerda, à boa moda do andebol, o guarda-redes e capitão dos dragões manteve a baliza inviolada, acabando por somar a quinta clean sheet consecutiva. Um registo por si só impressionante, mas que ganha ainda maior dimensão se atendermos ao facto de que o internacional português não encaixou qualquer golo em 14 dos 18 jogos que leva na Liga em 2025/26. Mais: se juntarmos Taça de Portugal e UEFA Europa League, Diogo já soma 17 partidas com a baliza a zeros, uma marca que o coloca no topo da Europa entre guardiões.
A BOLA limitou a amostra às equipas inseridas no top-10 de campeonatos do Velho Continente e concluiu que, na temporada em curso, nenhum outro guarda-redes conseguiu fechar a baliza em tantos desafios como o camisola 99. Antes do duelo no Estádio D. Afonso Henriques, havia um empate entre três jogadores, mas o triunfo imaculado em solo minhoto permitiu a Diogo Costa descolar de David Raya, dono das redes do Arsenal, e de... Anatoliy Trubin, titular do Benfica.
Agora, o espanhol e o ucraniano vestem pele de perseguidores diretos do português, uma vez que ambos somam 16 jogos sem sofrer em 2025/26. De resto, Raya pode igualar o homólogo do FC Porto já esta terça-feira, caso os gunners não encaixem qualquer golo na visita ao Inter; em situação semelhante encontra-se Trubin, uma vez que as águias jogam na quarta-feira em Turim, frente à Juventus. Nota, também, para Hornicek: o guardião do SC Braga já acumulou 15 jogos com a baliza inviolada.
A nível de campeonato, o registo de 14 jogos sem sofrer em 18 jornadas ilustra bem o trabalho defensivo levado a cabo até ao momento pela equipa orientada por Francesco Farioli. A linha defensiva portista tem-se apresentado a um nível superlativo, imune às alterações que o técnico italiano vai promovendo aqui e ali, e, mais atrás, Diogo Costa não destoa, tendo já contribuído de forma decisiva para a conquista de pontos. É que além das muitas partidas em que não foi ao fundo das redes buscar o esférico, o capitão azul e branco só sofreu 10 golos. Só na Turquia se encontra par: o polaco Mateusz Liz, guardião do Goztepe.