Paulo Duarte, selecionador da Guiné-Conacri (FOTO: A BOLA)
Paulo Duarte, selecionador da Guiné-Conacri (FOTO: A BOLA)

Paulo Duarte consuma 'divórcio' com Naby Keita

Internacional da Guiné-Conacri, ex-jogador do Liverpool e agora a representar o Ferencvaros, quer voltar à Seleção. Porém, o selecionador mostra-se inflexível: quem virou as costas à Seleção, não voltará com Paulo Duarte

A Seleção da Guiné-Conacri vive dias de renovada esperança. Desde que Paulo Duarte assumiu o comando técnico, em setembro de 2025, a equipa parece ter reencontrado o rumo certo. Quatro jogos bastaram para mudar o ambiente: vitórias convincentes sobre a Somália (3-0) e Moçambique (2-1), ambas fora de casa, e empates sólidos frente à Argélia (0-0) e ao Botswana (2-2), em casa, nos últimos jogos de qualificação para a fase final do Mundial-2026. Resultados que contrastam com o ciclo anterior, sob o francês Michel Dussuyer, no qual a seleção somara apenas um triunfo em cinco partidas.

A transformação é visível dentro e fora de campo. O grupo respira confiança, os adeptos voltaram a acreditar e, de repente, até nomes que se tinham afastado pelo próprio pé começam a olhar de novo para a camisola nacional. Entre eles, o mais sonante é o de Naby Keita, médio que brilhou no Liverpool e que hoje atua nos húngaros do Ferencváros. Aos 30 anos, Keita mostrou-se disponível para regressar e ajudar a nova geração guineense, tendo dado entrevistas nesse sentido.

Naby Keita, 30 anos (FOTO: IMAGO)

Porém, Paulo Duarte não parece disposto a abrir exceções. O técnico português traçou uma linha vermelha clara: quem virou costas à Seleção nos momentos difíceis — depois das desilusões nas qualificações para a CAN e para o Mundial — não voltará a vestir a camisola nacional. Naby Keita é o exemplo mais mediático dessa decisão.

Inflexível e convicto, Duarte acredita que o futuro da Guiné-Conacri se constrói com lealdade, compromisso e espírito coletivo. E se o caminho passa por prescindir de estrelas, que assim seja. Para o treinador português, a reconciliação é um capítulo encerrado. O divórcio, neste caso, está consumado.