Vinícius Jr. em ação frente ao Albacete - Foto: IMAGO

Multa de 5 mil euros para adepto que atirou banana a Vinícius Jr.

Adepto do Albacete foi multado e proibido de entrar em recintos desportivos durante um ano após gesto racista dirigido ao extremo do Real Madrid

A Comissão Estatal Contra a Violência, o Racismo, a Xenofobia e a Intolerância no Desporto de Espanha classificou como infração grave o gesto racista ocorrido durante o encontro entre o Albacete e o Real Madrid, a contar para a Taça do Rei, e propôs uma multa de 5 mil euros e a proibição de entrada em recintos desportivos por um ano a um adepto que atirou uma banana a Vinícius Júnior.

As câmaras registaram o incidente durante a celebração do último golo da equipa da casa, com a Comissão a basear-se na lei 19/2007, que aborda a violência e o racismo no desporto. Não foi a primeira vez que o internacional brasileiro foi alvo de ataques racistas durante a sua passagem por Espanha. Em 2024, Vinícius chegou mesmo a chorar durante uma conferência de imprensa, sublinhando que nunca havia pensado sair da capital espanhola. «Se o fizer, darei a esses racistas o que eles realmente querem. Vou ficar aqui, vou lutar, vou jogar na melhor equipa do mundo, vou ganhar títulos, vou marcar muitos golos e eles terão de ver a minha cara, porque estou a evoluir, a jogar futebol e a trazer alegria ao meu povo», referiu o extremo brasileiro.

Vinícius Jr. leva oito golos e nove assistências em 33 jogos pelo Real Madrid em 2025/26.