Patrocinador exige despedimento de piloto por causa de faixa na cabeça
O principal patrocinador da Gresini Moto2, Qianjiang Motor, exigiu que o vencedor da corrida do Grande Prémio do Japão, Manu González, fosse demitido, depois do espanhol ter usado um hachimaki, quando estava na grelha, antes da corrida.
WIN WIN WIN!!! 🏆🚀🇯🇵
— Mach25 Gaming (@Mach25Gaming) October 6, 2024
Felicidades @18ManuGonzalez por tu primera victoria en Moto2 🔥🔥
Estamos muy orgullosos de ti 🙌🙌 pic.twitter.com/tviuNJpxrM
A faixa tradicional significa, na cultura nipónica, coragem, perseverança e esforço e os japoneses costumam usar a bandana simbolicamente em momentos decisivos. O problema é que é também um símbolo fortemente associada aos militares durante a Segunda Guerra Mundial.
González usou sem autorização um acessório decorativo do país anfitrião a convite dos organizadores e partilhou a ação nas redes sociais. Embora tudo indique que tenha sido um gesto sem intenção devido ao desconhecimento da História por parte do piloto, que alcançou a primeira vitória no Moto2, a verdade é que o ato está a causar um enorme desconforto entre os chineses.
Manuel Gonzalez, vainqueur à Motegi pour le team Gresini Moto2, sur la sellette car le sponsor titre qui est chinois n'a pas apprécié un certain évenement media sur la grille où leur marque est associée à un hachimaki, le bandeau traditionnel japonais.
— Pierre Kirool 🚀 (@pierre_kirool) October 9, 2024
Mais sinon ça va? https://t.co/SG4RQI1Zl3 pic.twitter.com/MzuSouWZd7
A Segunda Guerra Sino-Japonesa foi um conflito entre Japão e China iniciado em 1937 como consequência da expansão imperialista dos japoneses no território chinês. O conflito, iniciado no Incidente da ponte Marco Polo, estendeu-se até 1945 com a rendição incondicional dos nipónicos aos Aliados. Durante os oito anos morreram mais de 15 milhões de pessoas.
A QJMotor exigiu de imediato que a publicação fosse retirada das redes sociais e ainda o despedimento do espanhol, que tinha tido um fim de semana de sonho ao conquistar a sua primeira vitória depois de sair do 14.º lugar da grelha, numa corrida complicadíssima por causa da chuva e que Gonzalez caracterizou como «se estivesse dentro de um jogo de vídeo».
Agora, para os chineses, é Game over para González.